A leitura literária no contexto educacional

Percepções das múltiplas determinações no poema “O menino que carregava água na peneira”

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10279

Mots-clés :

Leitura literária, Ato de ler, Dimensões dialéticas, Dialética em Marx

Résumé

O objetivo deste estudo consiste em apresentar as múltiplas determinações e suas dimensões presente no poema “O menino que carregava água na peneira” de Manoel de Barros para uma ação de leitura em sala de aula, em prol da apropriação da cultura elaborada e dos significados do mundo por meio da leitura. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e foi pautada no método materialista histórico e dialético e da Teoria Histórico-Cultural. Após análise dos dados, constatou-se que a ação em sala de aula deve ser voltada de forma que integre toda complexidade que a leitura demanda, tanto em suas múltiplas determinações, quanto no sistema simbólico, juntamente com a apropriação da língua no qual é cultural e historicamente produzida. Nesse contexto, os determinantes presentes no poema viabilizam ao leitor mobilizar todo o conhecimento que tem sobre esses, estabelecendo relações com suas experiências, vinculando com aquilo que foi escrito na obra.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Simone Steffan Retkva, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – UEL, Londrina/ PR

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – UEL, Londrina/ PR

Références

ARENA, D. B. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: MENIN, A. M. C. S.; GIROTTO, C. G. G. S.; ARENA, D. B.; SOUZA, R. J. (orgs.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

ARENA, D. B. Para ensinar a ler: práticas e tendências. In: MIGUEL, J. C.; REIS, M. (orgs.). Formação Docente-Perspectivas teóricas e práticas pedagógicas. Marília: Oficina Universitária, 2015.

BAJARD, E. Eles leem, mas não compreendem. Onde está o equívoco. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2021.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

BARROS, M. Exercício de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 10ª Ed. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2008.

DAVIDOV, V. V. Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV, 2020.

DUARTE, N. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: a dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo da educação escolar. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 71, p. 79-105, 2000. DOI: 10.1590/S0101-73302000000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GkhgksVWNhmjD6DnxtxdwsM/. Acesso em: 15 jul. 2023.

LEONTIEV, A. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (orgs.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1992.

LEONTIEV, A. O Homem e a Cultura. In: LEONTIEV, A. (autor). O desenvolvimento do psiquismo. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2004.

MAGALHÃES, G. M. Desenvolvimento do Psiquismo na Primeira Infância: Apontamentos para o Ensino nessa Faixa Etária. In: TULESKI, S. C.; FRANCO, A. F. (orgs.). O processo de desenvolvimento normal e anormal para a psicologia histórico-cultural: estudos contemporâneos. Maringá: Eduem, 2019.

MANGUEL, A. Uma história da leitura. São Paulo: Cia das Letras, 1997.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia Alemã (Feuerbach). São Paulo: Grijalbo, 1977.

MERETT, F. N.; FRANCO, S. A. P. Dimensões dialéticas na obra “O Filho Maldito” de Balzac: possibilidade para o desenvolvimento do ato de ler no Ensino Fundamental II. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S.I.], v. 16, n. 45, p. 327-347, 2019. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3157. Acesso em: 15 jul. 2023.

MORETTI, V. D.; MARTINS, E.; SOUZA, F. D. Método Histórico-Dialético, Teoria Histórico-cultural e Educação: algumas apropriações em pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática. RIPEM- International Journal of Research in Mathematics Education, [S.I.], v. 6, n. 3, 2016. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~brolezzi/disciplinas/20172/mpm5612/vanessa.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

SILVESTRE, P. L. S.; MARTHA, A. Á. P. "Tratado" e Exercício de ser criança: a infância entre versos, rimas e tintas. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, v. 46, p. 211-230, 2015. DOI: 10.1590/2316-40184612. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/hTyp8WSTZC6TvSqqLnmdKdd/. Acesso em: 15 jul. 2023.

VIGOTSKY, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. In: PRESTES, Z.; TUNES, E. (Organização e Tradução). Psicologia, Educação e Desenvolvimento, 1ed. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

VIGOTSKY, L. S. Quarta aula. O problema do meio na Pedologia. In: PRESTES, Z. (orgs.). Sete Aulas de L. S Vigoski. Sobre os Fundamentos da Pedologia. 1 ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.

Publiée

2023-12-30

Comment citer

RETKVA, S. S.; SANTOS, A. R. de J.; FRANCO, S. A. P. A leitura literária no contexto educacional: Percepções das múltiplas determinações no poema “O menino que carregava água na peneira”. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023021, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.10279. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/10279. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Publicação Contínua