Nuances dos paradigmas do ensino da literatura em escolas federais brasileiras

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10460

Mots-clés :

Ensino da Literatura, Paradigmas, Letramento Literário, Educação literária, Ensino Médio

Résumé

Este trabalho, na área da Didática da Literatura, aborda os paradigmas do ensino da Literatura, dos modelos tradicionais aos inovadores. Os objetivos principais são apresentar e discutir resultados referentes à descrição e à análise de percepções e práticas do professorado de Literatura das escolas federais situadas em Goiás, bem como refletir sobre os atuais modelos de ensino da literatura vigentes na realidade investigada e em outros contextos escolares. Trata-se de uma investigação de enfoque metodológico misto, cujos dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário a docentes de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio de tais instituições. Em linhas gerais, os resultados revelam percepções e práticas docentes que remetem a uma hibridização de elementos de paradigmas tradicionais, contemporâneos e inovadores do ensino da literatura, com um leve predomínio do modelo social-identitário.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Dalva Ramos de Resende Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Departamento de Áreas Acadêmicas. Doutora em Educação (USC). Membra dos grupos de pesquisa NuPEPE-IFG e LITER21-USC.

María López-Sández, Universidad de Santiago de Compostela

Professora da área de Didática da Língua e da Literatura, Departamento de Didáticas Aplicadas, Vice-decana da Faculdade de Ciências da Educação. Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Membra do Grupo de Investigação RODA-USC. Acadêmica de número da Real Academia Galega.

Références

BALLESTER, J. La formación lectora y literaria. Barcelona: Graó, 2015.

BARROS, D. C. Um estudo teórico-prático das ações de letramento literário em contextos escolar e extraescolar. 2014. Tese (Doutorado em Literatura e Práticas Sociais) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/16643. Acesso em: 23 abr. 2022.

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1979.

BRASIL. Lei 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 30 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Versão final. Brasília, DF:SEB/MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 maio 2024.

COLOMER, T. De la enseñanza de la literatura a la educación literaria. CL & E Comunicación, Lenguaje y Educación, Madri, v. 3, n. 9, 1991. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=126236. Acesso em: 30 maio 2024.

COLOMER, T. La didáctica de la literatura: temas y líneas de investigación e innovación. Alicante. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2010. Disponível em: https://www.cervantesvirtual.com/obra/la-didactica-de-la-literatura-temas-y-lineas-de-investigacion-e-innovacion/. Acesso em: 01 jun. 2024.

COSSON, R. Círculos de leitura literária e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, R. Nós que ensinamos literatura. In: NAVAS, D.; CARDOSO, E.; BASTAZIN, V. (org.). Literatura e ensino: territórios em diálogo. São Paulo: EDUC/Capes, 2018. p. 129-143.

COSSON, R. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

COSSON, R.; SEGABINAZI, D. (org.). Práticas de letramento literário na escola. Fortaleza: EdUECE, 2023.

DALVI, M. A. Educação literária: história, formação e experiências. In: DALVI, M. A; SILVA, A. B.; SOUZA, R. J.; BATISTA, A. K. C. (org.). Literatura e Educação: história, formação e experiência. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018. p. 12-24.

FONTANA, M. J. Janelas à técnica: leitura literária integrada ao currículo do Instituto Federal de Sertão. 2018. Tese (Doutorado em Letras.) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2018. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1510. Acesso em: 23 abr. 2024.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R.; FERNÁNDEZ COLLADO, C.; BAPTISTA LUCIO, P. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

JOVER, G. Un mundo por leer. Educación, adolescentes y literatura. Barcelona: Octaedro, 2007.

JOVER, G. (coord.). Constelaciones literarias. Sentirse raro. Miradas sobre la adolescencia. Málaga: Consejería de Educación de la Junta de Andalucía, 2009.

MATOS, D. R. de R. Retratos da formação do leitor literário em Goiás (Brasil) e na Galícia (Espanha): um estudo comparativo sobre percepções e práticas literárias no ensino de nível médio. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Doutoramento em Educação da Escola de Doutoramento Internacional da Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10347/30887. Acesso em: 02 jun. 2024.

MICHELLI, R. Literatura infantojuvenil e ensino: complexidades contemporâneas. In: NAVAS, D.; CARDOSO, E.; BASTAZIN, V. (org.). Literatura e ensino: territórios em diálogo. São Paulo: EDUC/Capes, 2018. p. 49-68.

NASCIMENTO, D. V. K. Discursos sobre a leitura literária no livro didático de português e literaturas do ensino médio. 2021. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) –Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1mQl58ojTyzVjKn3Z9RGCjHbAQDFGo6RH/view. Acesso em: 30 maio 2024.

SANTOS, O. M. S. A literatura e a escola: um estudo sobre os modelos de educação literária do ensino médio em escolas públicas de Salvador (BA). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Resultado/Listar?guid=1717166532849. Acesso em: 30 maio 2024.

WITTE, T.; SÂMIHĂIAN, F. Is Europe open to a student-oriented framework for literature? A comparative analysis of the formal literature curriculum in six European countries. L1-Educational Studies in Language and Literature, [S. l.], v. 13, n. 1, 2013, p. 1-22. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED562558.pdf. Acesso em: 07 abr. 2021.

Publiée

2024-08-16

Comment citer

MATOS, D. R. de R.; LÓPEZ-SÁNDEZ, M. Nuances dos paradigmas do ensino da literatura em escolas federais brasileiras. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024008, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10460. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/10460. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Publicação Contínua