Ellen G. White e as ações afirmativas como reparação à escravidão

Bases para se pensar as cotas e os desafios da justiça social em ambientes educacionais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10465

Mots-clés :

Educação, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Racismo, Teologia Pública, Escravidão

Résumé

O presente trabalho se propõe a ser um exercício interdisciplinar entre Educação, Direito e Teologia, usando como parâmetro para reflexão das medidas afirmativas no Brasil os escritos da norte-americana Ellen G. White (1827-1915). Em sua obra, dentro outras tantas temáticas religiosas e sociais, o acesso à educação é relatado como um fator de desenvolvimento indispensável para corrigir injustiças provocadas pela escravização e ainda hoje sofridas pelos descendentes. De natureza documental, a pesquisa identificará pontos de similaridade entre os conceitos explorados por White em seu contexto e as medidas afirmativas tal como são compreendidas atualmente por parte da academia brasileira, especialmente representada pela Escola Paulista de discussões raciais. Obtém-se como resultado uma tentativa de trazer a discussão sobre justiça social para um ambiente que considere a religião como parte de suas bases discursivas e analíticas, possibilitando se pensar as cotas no contexto educacionais.

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Bibliographies de l'auteur

Rodrigo Follis, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e do Mestrado Profissional em Educação.

Davi Boechat Paiva de Azeredo Coutinho, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Editor da UNASPRESS.

Fábio Augusto Darius, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia.

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Publiée

2024-06-12

Comment citer

FOLLIS, R.; COUTINHO, D. B. P. de A.; DARIUS, F. A. Ellen G. White e as ações afirmativas como reparação à escravidão: Bases para se pensar as cotas e os desafios da justiça social em ambientes educacionais. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024004, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10465. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/10465. Acesso em: 22 nov. 2024.

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