Ellen G. White e as ações afirmativas como reparação à escravidão
Bases para se pensar as cotas e os desafios da justiça social em ambientes educacionais
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10465Palavras-chave:
Educação, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Racismo, Teologia Pública, EscravidãoResumo
O presente trabalho se propõe a ser um exercício interdisciplinar entre Educação, Direito e Teologia, usando como parâmetro para reflexão das medidas afirmativas no Brasil os escritos da norte-americana Ellen G. White (1827-1915). Em sua obra, dentro outras tantas temáticas religiosas e sociais, o acesso à educação é relatado como um fator de desenvolvimento indispensável para corrigir injustiças provocadas pela escravização e ainda hoje sofridas pelos descendentes. De natureza documental, a pesquisa identificará pontos de similaridade entre os conceitos explorados por White em seu contexto e as medidas afirmativas tal como são compreendidas atualmente por parte da academia brasileira, especialmente representada pela Escola Paulista de discussões raciais. Obtém-se como resultado uma tentativa de trazer a discussão sobre justiça social para um ambiente que considere a religião como parte de suas bases discursivas e analíticas, possibilitando se pensar as cotas no contexto educacionais.
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