PEDAGOGIA ONTOPSICOLOGICA NA ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

  • Estela Maris Giordani Faculdade Antonio Meneghetti e da Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriane Mendes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1091

Mots-clés :

pedagogia ontopsicológica, estágio supervisionado, formação do pedagogo

Résumé

Apresentamos, neste artigo, as principais conclusões que resultam da pesquisa que estamos desenvolvendo desde 2009, com o objetivo de explicitar a aplicação dos princípios teórico-metodológicos da pedagogia ontopsicológica na formação do pedagogo durante o decorrer da disciplina de estágio supervisionado dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa que estamos realizando possui o objetivo geral de explicitar esta metodologia no processo de orientação e compreender a sua pertinência e contribuição aos principais problemas encontrados na pedagogia escolar hodierna. Neste artigo, ainda, trazemos as principais discussões teóricas e empíricas elaboradas durante as investigações nestes três anos sobre esta pedagogia, aplicada na orientação do pedagogo em estágio. Compreendemos que a contribuição desse artigo é possibilitar o conhecimento da aplicação dessa pedagogia, bem como contribuir com o debate acerca das metodologias e processos formativos nas orientações dos estágios do curso de pedagogia e suas repercussões nas mudanças das práticas educativas escolares. As principais contribuições da pedagogia ontopsicológica foram: a) compreensão da pessoa do pedagogo e do aluno em sua integralidade, considerando as dimensões conscientes e inconscientes; b) a identificação do critério humano que discrimina e orienta as ações do pedagogo; c) o protagonismo responsável da pessoa do professor e do aluno nas práticas educativas; d) a aprendizagem do conhecimento como exercício do instinto de posse em relação às faculdades humanas; e) a técnica no fazer pedagogia para a criatividade humana. Explicitamos em que consiste tal pedagogia, em que contexto nasceu e, em seguida, estes princípios encontrados na pesquisa.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1091

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Comment citer

GIORDANI, E. M.; MENDES, A. PEDAGOGIA ONTOPSICOLOGICA NA ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 20, n. 21, p. 44–62, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v20i21.1091. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/1091. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê