CONCEPÇÕES DE CRIANÇA NA PRÁTICA PEDAGGICA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA

Auteurs

  • Marli Lucia Tonatto Zibetti Univeradiade Federal de Rondônia – Campus Rolim de Moura

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1676

Mots-clés :

concepção de criança, saberes docentes, pesquisa etnográfica.

Résumé

O presente artigo analisa dados oriundos de uma prática etnográfica e busca compreender de que maneira se manifestam na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora suas concepções sobre criança. Os resultados apontam para a historicidade dos saberes docentes uma vez que a concepção de criança presente em sua atuação remete-nos às idéias rosseaunianas de criança. Por outro lado, evidenciam também como as condições objetivas em que a prática se desenvolve influenciam a constituição do fazer pedagógico. Os dados indicam ainda que a condução do trabalho pedagógico pela professora participante da pesquisa contribui para o estabelecimento de uma relação que favorece o envolvimento dos alunos com as atividades, embora este envolvimento nem sempre seja suficiente para o acesso aos conhecimentos necessários para a progressão na escolaridade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Comment citer

ZIBETTI, M. L. T. CONCEPÇÕES DE CRIANÇA NA PRÁTICA PEDAGGICA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 12, n. 13, 2005. DOI: 10.14572/nuances.v12i13.1676. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/1676. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê