O INVESTIGADOR E SEUS DRAMAS

Auteurs

  • Dagoberto Buim Arena

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v15i16.178

Mots-clés :

metodologia de pesquisa, pesquisa etnográfica, pesquisa em sala de aula.

Résumé

Este artigo narra as dificuldades enfrentadas por um pesquisador brasileiro em escolas portuguesas de primeiro ciclo, em Évora e Lisboa, ao utilizar metodologia de cunho etnográfico. O autor aborda os problemas para conseguir autorizações, para entrar nas escolas e para ser aceito pelo grupo de alunos. De outra perspectiva, aponta os desafios para o registro dos dados, sua organização, análise e divulgação em periódicos. Suas conclusões são as de que o pesquisador deve desenvolver algumas condutas para atingir o objetivo de seu trabalho nas relações com os agentes educacionais, entre elas as da paciência, da tolerância e da humildade e, para registrar os dados produzidos durante as aulas, a de observador seletivo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2010-03-10

Comment citer

ARENA, D. B. O INVESTIGADOR E SEUS DRAMAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 15, n. 16, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v15i16.178. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/178. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê