EDUCAÇÃO DE ADULTOS – OS CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: UMA ALTERNATIVA PARA O EXERCÍCIO GLOBAL DE CIDADANIA

Auteurs

  • Ivone Tambeli Schimdt
  • Wilson Roberto Lussari

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v15i16.183

Mots-clés :

Educação de adultos, cursos profissionalizantes, cidadania, práticas pedagógicas.

Résumé

Este trabalho é resultado da reflexão conjunta de seus autores em relação às práticas pedagógicas adotadas para a Educação de Adultos em cursos profissionalizantes – e à importância dos conteúdos programáticos na formação do indivíduo. Um dos desafios da atualidade é a formação do cidadão comprometido com o trabalho e a ética, aliados à competência. Os cursos profissionalizantes exercem importante papel nessa formação, não só pela aquisição e/ou ampliação de conhecimentos específicos como também oferece subsídios para melhor integrá-lo na sociedade. É indispensável ao indivíduo apropriar-se dos recursos e meios disponíveis no mercado aliados às novas tecnologias, para conferir-lhe um novo perfil de profissional sem, contudo, desprezar os fins educacionais que contribuem para o crescimento da pessoa. Cidadania não acontece, não é algo pronto, mas uma construção permanente do indivíduo, adquirindo novas posturas para viver em sociedade.

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Publiée

2010-03-10

Comment citer

SCHIMDT, I. T.; LUSSARI, W. R. EDUCAÇÃO DE ADULTOS – OS CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: UMA ALTERNATIVA PARA O EXERCÍCIO GLOBAL DE CIDADANIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 15, n. 16, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v15i16.183. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/183. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

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