A DIMENSÃO VALORATIVA DA TEMÁTICA AMBIENTAL E O TRABALHO COM VALORES EM AULAS DE CIÊNCIAS
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1897Mots-clés :
Educação Ambiental, ensino de Ciências, educação em valores, relação Ciência-Tecnologia-SociedadeRésumé
Considerando-se que as práticas humanas constituem um processo de significação simultaneamente epistêmico e axiológico, torna-se evidente o relacionamento entre ética e educação, que atravessa todos os momentos e espaços escolares. Atualmente o conteúdo valorativo é tido como importante conteúdo de ensino, o que se torna claro ao tratarmos de certas temáticas, como a ambiental, permeada de valores. Com relação a ela, o processo educativo tem sido apontado como uma possibilidade de superação da crise ambiental instaurada. A partir do interesse no trabalho com a dimensão valorativa da temática ambiental e reconhecendo sua complexidade, desenvolvemos uma pesquisa que, sob uma abordagem qualitativa, objetivou investigar limites e possibilidades que uma professora de Ciências encontra ao buscar desenvolver atividades voltadas para a temática ambiental e sua dimensão valorativa. Os dados foram coletados a partir do plano de ensino, entrevistas semi-estruturadas e observações em sala de aula. Em um primeiro momento houve a incorporação dessa dimensão no plano de ensino proposto. No entanto, durante o desenvolvimento das atividades de ensino muitas oportunidades de trabalho explícito com os valores propostos se perderam, enquanto outros valores de forma implícita se fizeram presentes. Identificamos a necessidade da formação docente que forneça subsídios para o professor lidar com essa temática, não usual nas práticas escolares.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.