O PENSAR E O FAZER EDUCACIONAL DAS ORGANIZAÇÕES NEGRAS BAIANAS

Auteurs

  • Jurandir de Almeida Araújo Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2635

Mots-clés :

Organizações Negras, Educação Multicultural, Práticas Educativas

Résumé

Este artigo, originado de uma pesquisa qualitativa que versa sobre a atuação das organizações negras baianas no campo da educação no período de 1970 a 1990, tem como objetivo revelar a influência das organizações supracitadas na construção e promoção da educação das relações étnico-raciais nas escolas baianas. Com base em depoimentos de militantes/professores negros, comprometidos com uma educação plural na Bahia, no período investigado e nos teóricos que discutem a temática, pode-se afirmar que diferentes organizações negras baianas, surgidas a partir da década de 1970, vêm desenvolvendo atividades sociais, culturais e educacionais que visam a valorização do negro e da sua cultura, contribuindo expressivamente para os avanços que se vem tendo no campo das políticas educacionais afirmativas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2635

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Pedagogia (2008), pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestrado em Educação (2013), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC/UNEB. Militante do Movimento Negro e da Campanha Nacional pelo Direito a Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade. Ex-Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil - Conflitos Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Organizações Sociais Negras.

Publiée

2014-03-24

Comment citer

ARAÚJO, J. de A. O PENSAR E O FAZER EDUCACIONAL DAS ORGANIZAÇÕES NEGRAS BAIANAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 247–265, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2635. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2635. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO