APRENDER COM A DIVERSIDADE: AS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA SALA DE AULA

Auteurs

  • Marta Pereira
  • Isabel Rodrigues Sanches Universidade Lusófona

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2702

Mots-clés :

Educação Inclusiva, Diferenciação Pedagógica inclusiva, Aprendizagem Cooperativa, Movimento da Escola Moderna, Investigação-ação

Résumé

Muitos são os autores que se referem às metodologias de aprendizagem cooperativa, diferenciação pedagógica inclusiva e às estruturas de cooperação aplicadas pelo Movimento da Escola Moderna como recursos fundamentais na resposta às especificidades da diversidade humana, eficazes na criação de ambientes de aprendizagem ricos e estimulantes e potenciadores de uma educação de qualidade para todos os alunos. Neste âmbito, e numa tentativa de responder eficazmente às necessidades de uma turma do ensino regular (2º ano de escolaridade ), numa escola portuguesa dos arredores de Lisboa, apresenta-se o presente estudo enquanto análise e reflexão dos contributos, benefícios/inconvenientes da aplicação das metodologias/estratégias de ensino e aprendizagem enunciadas, no que concerne à aquisição de competências académicas, melhoria da dinâmica das relações estabelecidas no grupo e alterações comportamentais. Para tal, e tendo a metodologia de investigação-ação como base deste trabalho de projeto, definiram-se as linhas orientadoras da intervenção, planificou-se e aplicou-se um plano de ação assente numa intervenção e avaliação contínua e sistemática, que recolheu como campos de intervenção semanal a turma, a família e a comunidade educativa. Após concluída a intervenção, registaram-se melhorias significativas ao nível académico e comportamental e um acréscimo das estruturas relacionais, ao nível da turma, e uma maior participação dos pais/encarregados de educação no processo educativo dos seus educandos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2702

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marta Pereira

Mestre em Educação Especial.

Isabel Rodrigues Sanches, Universidade Lusófona

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Lumière Lyon 2;

Instituto de Educação;

Ciências da Educação: Educação Especial e Educação Inclusiva.

 

Publiée

2014-01-22

Comment citer

PEREIRA, M.; SANCHES, I. R. APRENDER COM A DIVERSIDADE: AS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA SALA DE AULA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 118–139, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2702. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2702. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO