INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO MÉDIO NO PARANÁ: DAS INTENÇÕES AOS RESULTADOS
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2704Mots-clés :
Política educacional, Ensino médio e profissional, IntegraçãoRésumé
Este texto apresenta discussão bibliográfica, de documentos e dados de entrevistas referentes ao ensino médio e profissional. Visa analisar a integração da educação profissional ao ensino médio no estado do Paraná no período de 2004 a 2010 em duas escolas. Questiona-se como ocorreu a integração. O ensino médio tornou-se dissociado da educação profissional com a LDBEN 9.394/96, normatizado pelo Decreto 2.208/97. A fim de reverter os encaminhamentos oriundos dessa normativa foi revogado o Decreto 2.208/97 com a promulgação do Decreto 5.154/2004. O governo do Paraná antecipou tal integração, apresentando, já no ano de 2003, as bases políticas e pedagógicas norteadoras do processo de integração da educação profissional ao ensino médio, passando a desenvolver o ensino médio integrado em escolas da rede estadual no ano de 2004. Como resultados desse processo, tornaram-se necessárias a formação continuada de professores, a revisão dos projetos pedagógicos e uma nova concepção curricular. Conclui-se que o limite e a possibilidade da proposta é a compreensão do trabalho como princípio educativo.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.