TDAH E MEDICALIZAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DOS SINTOMAS APRESENTADOS POR CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS

Auteurs

  • Rosana Vera de Oliveira Schicotti UNOESTE
  • Jorge Luis Ferreira Abrão
  • Sérgio Augusto Gouveia Júnior

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2731

Mots-clés :

Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade, Infância, Medicalização

Résumé

O presente trabalho é uma reflexão acerca do diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), suas relações com o processo de medicalização e os sentidos e significados apreendidos em três casos de crianças diagnosticadas com esse transtorno em uma pesquisa de doutorado cujo objetivo principal foi compreender os significados da sintomatologia do TDAH. Trabalhamos com o modelo de pesquisa qualitativa, fundamentado na psicanálise, e realizamos o psicodiagnóstico de três crianças que foram encaminhadas para atendimento psicológico. A pesquisa constatou que as crianças tiveram poucas experiências de continência e tolerância à frustração. No tocante à dimensão escolar, ficou evidenciado o quanto a escola utiliza a lógica medicalizante para solucionar os problemas encontrados com suas crianças. A variedade das manifestações sintomáticas e das dinâmicas psíquicas apresentadas pelos casos estudados, revelaram as fragilidades e incongruências do referido diagnóstico.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2731

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rosana Vera de Oliveira Schicotti, UNOESTE

Psicóloga e Profª Drª. da Unoeste. Trabalho com os temas da infância, psicanálise extramuros e medicalização.

Publiée

2014-04-08

Comment citer

SCHICOTTI, R. V. de O.; ABRÃO, J. L. F.; GOUVEIA JÚNIOR, S. A. TDAH E MEDICALIZAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DOS SINTOMAS APRESENTADOS POR CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 135–154, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2731. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2731. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê