TDAH E MEDICALIZAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DOS SINTOMAS APRESENTADOS POR CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2731Palavras-chave:
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade, Infância, MedicalizaçãoResumo
O presente trabalho é uma reflexão acerca do diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), suas relações com o processo de medicalização e os sentidos e significados apreendidos em três casos de crianças diagnosticadas com esse transtorno em uma pesquisa de doutorado cujo objetivo principal foi compreender os significados da sintomatologia do TDAH. Trabalhamos com o modelo de pesquisa qualitativa, fundamentado na psicanálise, e realizamos o psicodiagnóstico de três crianças que foram encaminhadas para atendimento psicológico. A pesquisa constatou que as crianças tiveram poucas experiências de continência e tolerância à frustração. No tocante à dimensão escolar, ficou evidenciado o quanto a escola utiliza a lógica medicalizante para solucionar os problemas encontrados com suas crianças. A variedade das manifestações sintomáticas e das dinâmicas psíquicas apresentadas pelos casos estudados, revelaram as fragilidades e incongruências do referido diagnóstico.
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