CRIANÇAS DESATENTAS OU PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SEM SENTIDO? RELAÇÕES ENTRE MOTIVO, SENTIDO PESSOAL E ATENÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2735Mots-clés :
medicalização, atenção, motivo, sentido pessoal, atividade pedagógicaRésumé
O objetivo deste trabalho é contribuir para a análise do papel da atividade pedagógica na formação da atenção. Primeiramente, apresentaremos o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) analisando os critérios utilizados no seu diagnóstico. Analisaremos, também, o processo de constituição da atenção como função psicológica superior examinando sua relação com a estrutura da atividade pedagógica. Finalmente focaremos as relações entre os motivos da atividade, tendo como referência a estrutura da atividade proposta por Leontiev, e a formação da atenção, apresentando o conceito de ações geradoras de motivos de aprendizagem como uma ferramenta teórica que pode colocar o professor no papel ativo de produtor de motivos que levem os alunos a desenvolverem funções psicológicas superiores, entre elas a atenção. Desse modo nos contrapomos ao processo de medicalização trazendo o desafio de enfrentamento do desenvolvimento da atenção para o seu lócus verdadeiro, a escola.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.