CRIANÇAS DESATENTAS OU PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SEM SENTIDO? RELAÇÕES ENTRE MOTIVO, SENTIDO PESSOAL E ATENÇÃO

Autores

  • Flávia da Silva Ferreira Asbahr Unesp
  • Marisa Eugênia Melillo Meira Unesp

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2735

Palavras-chave:

medicalização, atenção, motivo, sentido pessoal, atividade pedagógica

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para a análise do papel da atividade pedagógica na formação da atenção. Primeiramente, apresentaremos o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) analisando os critérios utilizados no seu diagnóstico. Analisaremos, também, o processo de constituição da atenção como função psicológica superior examinando sua relação com a estrutura da atividade pedagógica. Finalmente focaremos as relações entre os motivos da atividade, tendo como referência a estrutura da atividade proposta por Leontiev, e a formação da atenção, apresentando o conceito de ações geradoras de motivos de aprendizagem como uma ferramenta teórica que pode colocar o professor no papel ativo de produtor de motivos que levem os alunos a desenvolverem funções psicológicas superiores, entre elas a atenção. Desse modo nos contrapomos ao processo de medicalização trazendo o desafio de enfrentamento do desenvolvimento da atenção para o seu lócus verdadeiro, a escola.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2735

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia da Silva Ferreira Asbahr, Unesp

Professora Assistente, Departamento de Psicologia, Faculdade de ciências, UNESP-Bauru. Área Psicologia escolar

Marisa Eugênia Melillo Meira, Unesp

Professora Assistente, Departamento de Psicologia, Faculdade de ciências, UNESP-Bauru. Área Psicologia escolar.

Downloads

Publicado

03-04-2014

Como Citar

ASBAHR, F. da S. F.; MEIRA, M. E. M. CRIANÇAS DESATENTAS OU PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SEM SENTIDO? RELAÇÕES ENTRE MOTIVO, SENTIDO PESSOAL E ATENÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 97–115, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2735. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2735. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê