ANÁLISE DE EPISÓDIOS INTERATIVOS DE CRIANÇAS SURDAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs

  • Carolina Oliveira Jimenez Silvestre Unifesp
  • Erica Aparecida Garrutti de Lourenço Universidade Federal de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2738

Mots-clés :

Surdez, Inclusão, Educação de Surdos, Interação, Educação Infantil

Résumé

Este estudo analisou episódios interativos entre duas crianças surdas, seus pares ouvintes e uma professora de Educação Infantil. Pautou-se num estudo de caso de caráter qualitativo, por meio da observação de uma turma de Educação Infantil em uma instituição particular da rede regular de ensino, entrevistas com a professora desse grupo de crianças e a coordenadora, análise do Projeto Político Pedagógico e aplicação de uma atividade dirigida com as crianças. Os episódios analisados revelaram que as crianças surdas desenvolvem ações conjuntas, independentemente de serem surdos ou ouvintes, pelo uso de gestos, sinais e demonstrações, pois compartilham necessidades de interação semelhantes na mesma faixa etária. As mediações da professora ocorreram pelo uso da Libras para favorecer a aprendizagem das crianças surdas. Entretanto, observou-se como necessidade que a instituição decida qual abordagem de comunicação utilizar, se o bilinguismo sucessivo ou simultâneo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2738

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Carolina Oliveira Jimenez Silvestre, Unifesp

Mestranda no Programa Educação e Saúde, da Unifesp.

Graduada em Pedagogia, pela Unifesp.

Erica Aparecida Garrutti de Lourenço, Universidade Federal de São Paulo

Professora no Departamento de Educação da Unifesp;

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP;

Mestre em Educação Especial pela UFSCar

Publiée

2014-11-28

Comment citer

SILVESTRE, C. O. J.; LOURENÇO, E. A. G. de. ANÁLISE DE EPISÓDIOS INTERATIVOS DE CRIANÇAS SURDAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 170–188, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2738. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2738. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO