FALANDO DE TRANSIÇÕES: ENTRE A EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E A ESCOLA

Auteurs

  • Maria João Cardona Escola Superior de Educação de Santarém

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2772

Mots-clés :

transições, educação infantil, educação escolar

Résumé

Este artigo pretende refletir sobre o processo de transição entre a educação pré-escolar e a escola, analisando algumas questões e fundamentos teóricos a considerar quando se aborda esta problemática. Começando pela definição do conceito de transição, numa primeira parte é feito o ponto da situação de algumas das principais pesquisas desenvolvidas nos últimos anos sobre esta temática. Num segundo momento são apresentados dados de pesquisas realizadas em Portugal com a finalidade de ouvir o ponto de vista de educadoras, professoras e crianças. A necessidade de desenvolver trabalhos de pesquisa sobre a transição entre a pré-escola e a escola é fundamental para uma melhor compreensão das implicações que o processo de transição tem na vida das crianças e dos fatores que influenciam positiva ou negativamente a forma como esta decorre. Esta análise tem implicações importantes em nível das práticas de formação, do trabalho realizado com as famílias e das práticas educativas desenvolvidas na educação pré-escolar e escolar.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2772

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria João Cardona, Escola Superior de Educação de Santarém

Maria João Cardona

Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém

CIEC/Universidade do Minho

mjoao.cardona@ese.ipsantarem.pt

Publiée

2014-11-28

Comment citer

CARDONA, M. J. FALANDO DE TRANSIÇÕES: ENTRE A EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E A ESCOLA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 311–322, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2772. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2772. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO