TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2841Mots-clés :
Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Matemática Crítica, Educação MatemáticaRésumé
Esta pesquisa aborda a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar as compreensões manifestadas pelos professores, a respeito da Educação Matemática Crítica ao desenvolverem atividades matemáticas empregando as Tecnologias de Informação e Comunicação. Por meio da metodologia qualitativa, os dados foram obtidos a partir das interações dos participantes em encontros de formação continuada, nos quais foram desenvolvidas atividades matemáticas utilizando planilha de cálculo e o software GeoGebra. Segundo as compreensões dos participantes, as Tecnologias da Informação e Comunicação contribuíram com a Educação Matemática Crítica criando novas possibilidades de ensino através do favorecimento das investigações e dos benefícios das múltiplas representações.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.