TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

Auteurs

  • Marcio Bennemann UTFPR
  • Norma Suely Gomes Allevato UNICSUL

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2841

Mots-clés :

Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Matemática Crítica, Educação Matemática

Résumé

Esta pesquisa aborda a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar as compreensões manifestadas pelos professores, a respeito da Educação Matemática Crítica ao desenvolverem atividades matemáticas empregando as Tecnologias de Informação e Comunicação. Por meio da metodologia qualitativa, os dados foram obtidos a partir das interações dos participantes em encontros de formação continuada, nos quais foram desenvolvidas atividades matemáticas utilizando planilha de cálculo e o software GeoGebra. Segundo as compreensões dos participantes, as Tecnologias da Informação e Comunicação contribuíram com a Educação Matemática Crítica criando novas possibilidades de ensino através do favorecimento das investigações e dos benefícios das múltiplas representações.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2841

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marcio Bennemann, UTFPR

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL.

Lina de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação e Formação de Professores.

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Norma Suely Gomes Allevato, UNICSUL

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Rio Claro.

Linha de pesquisa: Formação de professores e Resolução de Problemas.

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL.

Publiée

2014-11-28

Comment citer

BENNEMANN, M.; ALLEVATO, N. S. G. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 86–108, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2841. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2841. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê