PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS: PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE APOIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3163Mots-clés :
Autorregulação da aprendizagem, educação pré-escolar, ensino básico, narrativas, desenvolvimento profissionalRésumé
Após estudo prévio em que se analisaram as perspetivas de investigadores, educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico com o objetivo de estudar estratégias de suporte que proporcionem oportunidades efetivas e essenciais ao desenvolvimento de competências de autorregulação nas crianças dos 5 aos 7 anos, apresenta-se um desenho de uma investigação em que se procura fundamentar a necessidade de promover a reflexão sobre a prática pedagógica, assegurando a continuidade educativa, com vista à promoção precoce de competências de autorregulação da aprendizagem. Propõe-se a docentes e alunos-estagiários que utilizem a Checklist of Independent Learning Development (CHILD) e, através da análise das suas narrativas, pretendemos apurar as potencialidades desse instrumento na reflexão, identificação e avaliação das abordagens educativas dos participantes a fim de as ajustarem às necessidades das crianças em transição escolar e ao desenvolvimento de processos autorregulatórios.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.