A QUALIDADE DO CONTEXTO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA PERSPETIVADA ATRAVÉS DA ESCOLHA E DO ENVOLVIMENTO

Auteurs

  • Dalila Lino

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3201

Mots-clés :

Escolha, Envolvimento, Educação de Infância

Résumé

As escolhas que fazemos ao longo do nosso percurso de vida definem quem somos, quer do ponto de vista pessoal quer do ponto de vista profissional e social. O principal objetivo deste estudo é avaliar e promover o desenvolvimento de um curriculum para a educação de infância que promova a competência da escolha e tomada de decisão das crianças em idade pré-escolar. A metodologia usada é o estudo de caso de natureza qualitativa e os dados são recolhidos através da Escala do Envolvimento e da análise das planificações das educadoras. O estudo desenvolveu-se em 3 salas de educação pré-escolar da rede pública e envolveu 48 crianças e 3 educadoras de infância. Os dados sugerem que existe uma relação entre a competência da escolha e tomada de decisão das crianças e o seu envolvimento nas atividades, quer nas atividades auto iniciadas quer nas atividades propostas pelas educadoras. A análise dos dados é sustentada nas teorias e abordagens pedagógicas de Dewey, Freinet, Malaguzzi e Weikart.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3201

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2014-12-22

Comment citer

LINO, D. A QUALIDADE DO CONTEXTO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA PERSPETIVADA ATRAVÉS DA ESCOLHA E DO ENVOLVIMENTO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 3, p. 137–154, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i3.3201. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3201. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO