ENSINO DE GRADUAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UFOPA
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3303Mots-clés :
Monitoria Acadêmica, Ensino Superior, InclusãoRésumé
Este trabalho apresenta relato da implementação do Programa de Monitoria Acadêmica da UFOPA. Destaca-se dentre as ações do Programa, a experiência quanto a monitoria para acompanhamento aos discentes indígenas e a monitoria voltada para atendimento as ações de acessibilidade e à discentes com necessidades educacionais especiais. Apresenta dados de avaliação diagnóstica que objetivou entender as percepções dos estudantes acerca da monitoria para sua formação. A metodologia foi descritivo-analítica com abordagem quanti-qualitativa e os sujeitos foram monitores do Programa. Os resultados demonstram que a monitoria permite construir experiências significativas para um processo de inclusão social dos discentes assistidos, pois, ao desenvolver ações do Programa, este visa contribuir para melhoria do ensino de graduação, envolvendo professores orientadores, discentes monitores (bolsistas) e discentes assistidos, para melhoria da aprendizagem, condições de permanência e sucesso acadêmico.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.