AS ADEQUAÇÕES CURRICULARES E A IMPORTÂNCIA DO APOIO AO PROFESSOR

Auteurs

  • Ana Maria de Oliveira Bezerra Prefeitura de São Paulo
  • Cristiane Regina Xavier Fonseca-Janes Unesp

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3461

Mots-clés :

Adequação do currículo, Educação inclusiva, Educação Especial, Deficiência intelectual

Résumé

A matrícula dos alunos público-alvo da Educação Especial nas escolas públicas não garante a efetivação da educação inclusiva, eles necessitam de acesso a um currículo adaptado para o desenvolvimento de suas potencialidades. O objetivo deste trabalho foi analisar se as adequações curriculares são realizadas em salas regulares com alunos com deficiência intelectual; observar as ações estratégicas e analisar se os professores do ensino regular contam com o auxílio do professor da Sala de Apoio e Atendimento a Inclusão (SAAI). Os dados foram coletados em duas salas de aula em uma escola da prefeitura de São Paulo. O procedimento ocorreu por meio de um protocolo de observação e entrevistas com os professores. Os resultados demonstraram que existe uma discrepância nas ações dos professores em relação às adequações curriculares e nas interações com o aluno com deficiência intelectual. Os entrevistados concordam que não há um horário específico para os encontros de orientação com o professor da SAAI.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3461

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Maria de Oliveira Bezerra, Prefeitura de São Paulo

Especialista em Educação Especial na área de Deficiência Intelectual  pela UNESP - Marília. Pedagoga com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Administração escolar pela Universidade de Santo Amaro- UNISA. Especialização em alfabetização pela Fundação Santillana. Professora da Rede Municipal da Cidade de São Paulo.

Cristiane Regina Xavier Fonseca-Janes, Unesp

Doutora em Educação. Pesquisadora e pós-doutora pelo Grupo de Pesquisa: Diferença, Desvio e Estigma. Mestre em Filosofia. Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília

Publiée

2016-01-06

Comment citer

BEZERRA, A. M. de O.; FONSECA-JANES, C. R. X. AS ADEQUAÇÕES CURRICULARES E A IMPORTÂNCIA DO APOIO AO PROFESSOR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 241–257, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3461. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3461. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice