EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO: O ATENDIMENTO EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS-BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3468Mots-clés :
Educação Infantil, Pré-Escola, Creche, Rural, Políticas PúblicasRésumé
No Brasil, a Educação Infantil no campo é concebida como direito da criança e da família. No entanto, são escassos os estudos sobre os atendimentos existentes e que possam subsidiar políticas públicas. O artigo apresenta e discute dados de uma pesquisa qualitativa, realizada em 13 escolas rurais de um município de Minas Gerais-Brasil, cujo objetivo foi investigar, por meio de entrevistas com gestoras, o atendimento da Educação Infantil. Os dados foram analisados qualitativamente e sistematizados nos eixos temáticos: 1) estrutura física e funcionamento das instituições; 2) características das famílias e relações com as escolas; 3) formação dos professores. Com o estudo, identificou-se a existência de demanda não atendida de famílias por creches e pré-escolas; desigualdades na oferta, sendo esta mais restrita para crianças de 0 a 3 anos; e precariedades relacionadas com a estrutura escolar e formação docente. Foram evidenciados elementos a serem considerados para melhoria do atendimento.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.