EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO: O ATENDIMENTO EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS-BRASIL

Auteurs

  • Luciana Pereira de Lima Universidade de São Paulo
  • Ana Paula Soares da Silva

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3468

Mots-clés :

Educação Infantil, Pré-Escola, Creche, Rural, Políticas Públicas

Résumé

No Brasil, a Educação Infantil no campo é concebida como direito da criança e da família. No entanto, são escassos os estudos sobre os atendimentos existentes e que possam subsidiar políticas públicas. O artigo apresenta e discute dados de uma pesquisa qualitativa, realizada em 13 escolas rurais de um município de Minas Gerais-Brasil, cujo objetivo foi investigar, por meio de entrevistas com gestoras, o atendimento da Educação Infantil. Os dados foram analisados qualitativamente e sistematizados nos eixos temáticos: 1) estrutura física e funcionamento das instituições; 2) características das famílias e relações com as escolas; 3) formação dos professores. Com o estudo, identificou-se a existência de demanda não atendida de famílias por creches e pré-escolas; desigualdades na oferta, sendo esta mais restrita para crianças de 0 a 3 anos; e precariedades relacionadas com a estrutura escolar e formação docente. Foram evidenciados elementos a serem considerados para melhoria do atendimento.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3468

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luciana Pereira de Lima, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Possui Doutorado e Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2012 e 2008, respectivamente), realizados junto ao Centro de Investigações sobre o Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI-USP). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Psicologia, educação e teoria histórico-cultural (IPUFU) e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração para a América Latina (PROLAM-USP).

Publiée

2016-01-06

Comment citer

DE LIMA, L. P.; DA SILVA, A. P. S. EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO: O ATENDIMENTO EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS-BRASIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 132–148, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3468. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3468. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO