DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: DOCUMENTOS LEGAIS E COMUNIDADE ESCOLAR – UMA ANÁLISE
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3479Mots-clés :
Escola e diversidade, Diversidade sexual, Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação BásicaRésumé
Neste artigo a ideia é analisar o que preconizam alguns documentos legais que regem a educação brasileira acerca da diversidade sexual, com destaque para a homossexualidade, tendo a opinião da comunidade escolar: alunos, familiares, professores e demais profissionais da educação, como mote para verificar como essa diversidade tem sido abordada no ambiente escolar. São analisados pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e do Plano Nacional de Educação, junto à opinião da comunidade escolar, através de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, com o intuito de investigar como essa diversidade aparece no dia a dia das escolas brasileiras e como mote para a discussão acerca das políticas até então implementadas neste âmbito na educação do país. A partir das análises, foi possível perceber que a comunidade escolar, em especial diretores e professores, ainda lida de forma problemática com o tema, não auxiliando as discussões necessárias para a promoção de um espaço que contemple as diversidades.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.