CRIAÇÃO DE PODCASTS NO JARDIM DE INFÂNCIA E NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v18i19.348Mots-clés :
Podcast, áudio, comunicação, oralidadeRésumé
O Podcast é uma ferramenta da Web 2.0 que permite a criação de programas de áudio e a sua partilha através da Internet. Quando publicados em blogs ou sítios de comunidades educativas, permite a criação de redes de comunicação e interacção entre criadores e ouvintes. O presente artigo reflecte sobre as potencialidades e as limitações da utilização do podcast no Pré-escolari e no 1.º Cicloii do Ensino Básico a partir da análise de uma experiência realizada com educadores, professores e crianças do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior, Portugal. A experiência realizada, integrada num processo de investigação acção, envolveu uma fase inicial de formação de professores e educadores, seguida de uma fase intermédia de criação e publicação de podcasts e de uma fase final de avaliação do processo. Como principais resultados destacam-se os impactos da criação de podcasts no reforço da motivação para a leitura e a escrita nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e na melhoria da expressão oral nas crianças do Pré-Escolar.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.