CRIAÇÃO DE PODCASTS NO JARDIM DE INFÂNCIA E NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Auteurs

  • Cidália Marques
  • Pedro Reis

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v18i19.348

Mots-clés :

Podcast, áudio, comunicação, oralidade

Résumé

O Podcast é uma ferramenta da Web 2.0 que permite a criação de programas de áudio e a sua partilha através da Internet. Quando publicados em blogs ou sítios de comunidades educativas, permite a criação de redes de comunicação e interacção entre criadores e ouvintes. O presente artigo reflecte sobre as potencialidades e as limitações da utilização do podcast no Pré-escolari e no 1.º Cicloii do Ensino Básico a partir da análise de uma experiência realizada com educadores, professores e crianças do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior, Portugal. A experiência realizada, integrada num processo de investigação acção, envolveu uma fase inicial de formação de professores e educadores, seguida de uma fase intermédia de criação e publicação de podcasts e de uma fase final de avaliação do processo. Como principais resultados destacam-se os impactos da criação de podcasts no reforço da motivação para a leitura e a escrita nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e na melhoria da expressão oral nas crianças do Pré-Escolar.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v18i19.348

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2011-06-20

Comment citer

MARQUES, C.; REIS, P. CRIAÇÃO DE PODCASTS NO JARDIM DE INFÂNCIA E NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 18, n. 19, p. 68–80, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v18i19.348. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/348. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê