INTERAÇÃO EM SALA DE AULA E DESENVOLV IMENTO DE CAPACITAÇÃO HUMANA
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3815Mots-clés :
Atividade em sala de aula, subjetividade, teoria histórico-culturalRésumé
Qual é o valor pedagógico prático da Zona de Desenvolvimento Proximal? Como nós poderemos desenhar, a partir dos escritos de Vygotsky e Leontiev, com a intenção de entender o processo de desenvolvimento de crianças e jovens como seres humanos intelectuais socializados? Este artigo apresenta a teoria histórico-cultural em atividades de sala de aula, com intenção de revelar o seu potencial nas dinâmicas transformações na subjetividade humana, posicionamento, cooperação e colaboração. Após detalhada contextualização teórica que relaciona fontes primárias e a tradição histórico-cultural voltada à aprendizagem e ao desenvolvimento através de atividades em sala de aula, discute-se uma situação em aula a qual é tomada em sua narrativa mais ampla de experimentação prática, diagnóstico e implementação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.