REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.396Résumé
Este texto mostra como concepções presentes no debate da escola no Brasil são inseparáveis de idéias de saber e de práticas escolares centradas na distribuição e apropriação do saber sistematizado para a consecução de objetivos pragmáticos. A escola perde então seu sentido intrínseco e autonomia, ficando subordinada a algo que se situa fora e acima dela mesma. O sentido da formação de professores se transforma, adequando-se a essas concepções e práticas. São visíveis o estreitamento e o empobrecimento da educação, da escola, da formação humana, cultural, e dos cursos de licenciaturas no sentido do prático, do útil, da instrumentalização. Novos conceitos e práticas de educação, cultura, escola, universidade, ensino, aprendizagem e formação são concretamente possíveis e começam a surgir.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.