REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ildeu M. Coêlho

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.396

Resumo

Este texto mostra como concepções presentes no debate da escola no Brasil são inseparáveis de idéias de saber e de práticas escolares centradas na distribuição e apropriação do saber sistematizado  para a consecução de objetivos pragmáticos. A escola perde então seu sentido intrínseco e autonomia, ficando subordinada a algo que se situa fora e acima dela mesma. O sentido da formação de professores se transforma, adequando-se a essas concepções e práticas. São visíveis o estreitamento e o empobrecimento da educação, da escola, da formação humana, cultural, e dos cursos de licenciaturas no sentido do prático, do útil, da instrumentalização. Novos conceitos e práticas de educação, cultura, escola, universidade, ensino, aprendizagem e formação são concretamente possíveis e começam a surgir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-07-2011

Como Citar

COÊLHO, I. M. REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 9, n. 9/10, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v9i9/10.396. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/396. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)