RELAÇÕES ENTRE O JULGAMENTO MORAL E AS TENDÊNCIAS À INCLUSÃO SEGUNDO OS JUÍZOS DE ESCOLARES

Auteurs

  • Cristiane Pereira Marquezini

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4819

Mots-clés :

Desenvolvimento Moral. Preconceito. Educação inclusiva

Résumé

O artigo relata um estudo, cujo objetivo principal foi compreender as possíveis relações entre o preconceito e o desenvolvimento moral no cenário da educação inclusiva. Nossas experiências práticas com a inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais (NEE) corroboravam a bibliografia sobre o fenômeno, sendo observado que a inclusão ocorria engendrada em atitudes de preconceito velado ou explícito. Embasados na teoria da moralidade humana, buscamos uma elucidação para a temática. Assim, realizamos um estudo empírico numa instituição localizada na cidade de São Paulo (SP), cujos participantes foram 40 alunos dos ensinos fundamentais I e II. Os resultados atentam para importância do desenvolvimento moral e suas implicações nas relações interindividuais de cooperação estabelecidas na escola e, especialmente, na educação inclusiva.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cristiane Pereira Marquezini

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Câmpus de Assis) Doutora pela Universidade Estadual Paulista (Unesp - Câmpus de Marília)

Téléchargements

Publiée

2018-04-13

Comment citer

MARQUEZINI, C. P. RELAÇÕES ENTRE O JULGAMENTO MORAL E AS TENDÊNCIAS À INCLUSÃO SEGUNDO OS JUÍZOS DE ESCOLARES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.4819. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/4819. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO