RELAÇÕES ENTRE O JULGAMENTO MORAL E AS TENDÊNCIAS À INCLUSÃO SEGUNDO OS JUÍZOS DE ESCOLARES
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4819Mots-clés :
Desenvolvimento Moral. Preconceito. Educação inclusivaRésumé
O artigo relata um estudo, cujo objetivo principal foi compreender as possíveis relações entre o preconceito e o desenvolvimento moral no cenário da educação inclusiva. Nossas experiências práticas com a inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais (NEE) corroboravam a bibliografia sobre o fenômeno, sendo observado que a inclusão ocorria engendrada em atitudes de preconceito velado ou explícito. Embasados na teoria da moralidade humana, buscamos uma elucidação para a temática. Assim, realizamos um estudo empírico numa instituição localizada na cidade de São Paulo (SP), cujos participantes foram 40 alunos dos ensinos fundamentais I e II. Os resultados atentam para importância do desenvolvimento moral e suas implicações nas relações interindividuais de cooperação estabelecidas na escola e, especialmente, na educação inclusiva.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.