LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS ENFERMAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Auteurs

  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula Universidade Estadual de Maringá
  • Lilian Cristiane Garcia Ciardulo Tait Davina Universidade Estadual de Maringá

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.5095

Mots-clés :

Literatura Infantil, Formação de Professores, Pedagogia Hospitalar

Résumé

Resumo: A produção literária para crianças enfermas no Brasil ainda é pouco conhecida, tanto pelo mercado editorial, como pelos cursos de formação de professores. A literatura infantil permite a vivência de aspectos lúdicos e a elaboração de estratégias de enfrentamento para situações adversas. Diante desses aspectos surgiu o problema deste trabalho: quais os livros produzidos para crianças enfermas com temas que discutem as suas vivências? O objetivo deste artigo é apresentar a produção literária destinada às crianças enfermas e as contribuições destes livros na formação de professores. A metodologia deste estudo foi à seleção e análise de 18 livros infantis produzidos nas últimas duas décadas que discutem essas temáticas. As análises dos livros levaram a conclusão que eles são instrumentos que permitem às essas crianças identificarem-se com os personagens, vivenciarem as suas histórias e buscarem enfrentar esse período de suas vidas de forma mais acolhedora e humanizada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Doutora pela UFBA, Mestre em Educacão pela USP/SP e pedagoga formada pela UNICAMP/SP. Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educacão e Programa de Pos Graduacão da Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR

Téléchargements

Publiée

2018-12-31

Comment citer

DE PAULA, E. M. A. T.; DAVINA, L. C. G. C. T. LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS ENFERMAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i3.5095. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/5095. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO