CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E SUAS INTERAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6712Mots-clés :
Ciência, tecnologia, sociedade, educação.Résumé
Este artigo tem como objetivo geral discutir sobre a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) interagindo com o contexto educacional brasileiro, e três objetivos específicos: primeiro apresentar uma contextualização da história da ciência; em seguida, refletir sobre a tecnologia e sociedade como processos sociais, evidenciando a necessidade da alfabetização científica e tecnológica e por fim, discutir sobre a importância de interações CTS para os processos que envolvem os espaços educativos. Parte do seguinte problema: de que forma a CTS dialoga com o âmbito educacional brasileiro? A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em uma perspectiva interpretativa, sendo esta pesquisa dividida em duas seções: a primeira, Ciência, Tecnologia e Sociedade, compreendendo a realidade, a partir de um viés histórico; e a segunda, aborda as interações da CTS no contexto educacional brasileiro no século XXI que engloba desde instituição como espaço formador, o currículo, os livros didáticos, relações professor-aluno e as habilidades socioemocionais. Dessa forma, às principais conclusões obtidas neste estudo apontam para a importância em não desvincular a Ciência, Tecnologia e Sociedade do campo educacional, uma vez que essa dialética possibilita mudanças nos diversos atores envolvidos, sejam professores, estudantes, profissionais da educação e/ou comunidade, pois, emergem em uma participação ativa, crítica e pensantes, podendo refletirem e identificarem os efeitos positivos ou negativos advindos das CTS tanto para sociedade quanto para a educação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.