Narrativas de Si
Tessituras das aprendizagens da docência em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10121Palavras-chave:
Reflexividade de si, Docência em matemática, Aprendizagem experiencial, Pesquisa narrativaResumo
O presente estudo aborda as reflexões de um professor de matemática que se envolve em aprendizagens experienciais, construídas ao longo de sua carreira docente. Embasado em uma abordagem qualitativa, o texto se desenvolve a partir da pesquisa narrativa, utilizando a narrativa pessoal como um dispositivo para a sistematização e a formação dos conhecimentos e práticas no ensino de matemática. A narrativa emergiu como um componente essencial na construção da consciência de que o ensino de matemática é moldado a partir das experiências e trajetórias cotidianas da profissão. A conclusão destaca que no campo da docência, uma atitude construtiva e colaborativa é fundamental para compartilhar conhecimentos que se desenvolvem por meio da interação com os estudantes e das estratégias utilizadas no ensino da matemática, resultando na produção de saberes adquiridos por meio da experiência profissional.
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