ESCRITA E REESCRITA: A CONTINUIDADE DO LETRAMENTO PARA ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Silmara Regina Colombo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2667

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Letramento, Prática de ensino, Reescrita

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar como alunos do 4º ano do Ensino Fundamental aprimoram a linguagem escrita. A intervenção realizada baseou-se nas práticas de escrita como eixo estruturador do ensino de língua portuguesa visando ampliar as situações de letramento para além do que se refere à alfabetização inicial. O corpus analisado constitui-se de produções textuais de três alunos de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, realizadas em diferentes datas do ano letivo de 2013, possibilitando uma análise comparativa do progresso desses escritores iniciantes discutida à luz das fundamentações de Vygotsky e outros pesquisadores que figuram na bibliografia sobre o ensino de linguagem. Conclui-se que casos de encaminhamento ao atendimento psicológico, por se desviarem de um equivocado padrão normal de aprendizagem, são ocorrências esperadas no processo de aquisição da escrita e já estão devidamente explicadas nos estudos acadêmicos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2667

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-05-2014

Como Citar

COLOMBO, S. R. ESCRITA E REESCRITA: A CONTINUIDADE DO LETRAMENTO PARA ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 211–227, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2667. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2667. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO