TRABALHO INFANTIL SOB DIFERENTES OLHARES: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FAMÍLIAS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2811Palavras-chave:
Trabalho infantil, Representações Sociais, Profissionais da Educação, FamíliasResumo
O trabalho infantil é um fenômeno que tem ocorrido em nossa sociedade desde os primórdios e se intensificou após a Revolução Industrial, tanto em situações domésticas e informais como na agricultura. Tendo em vista seu caráter social, econômico e cultural este estudo tem por objetivo traçar alguns apontamentos acerca do trabalho infantil a partir das representações sociais compartilhadas por famílias e profissionais da educação de duas escolas públicas estaduais de Presidente Prudente/SP. Tal problemática faz parte de uma pesquisa maior de abordagem qualitativa que adotou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista, juntamente com câmeras fotográficas. O recorte apresentado nesse estudo remete-se aos dados obtidos por meio dos questionários e tem como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. De acordo com os participantes, o trabalho infantil é revestido de inúmeras definições, ora positivas ora negativas, que influenciam o imaginário social e contribuem para a construção de situações tidas como protetoras e uteis ao desenvolvimento e/ou dotadas de prejuízos para quem a exerce.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.