A NATUREZA DAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS PROPOSTAS EM TURMAS DE PRÉ-ESCOLA E PRIMEIRO ANO

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Naviraí / MS), UFMS

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2816

Palavras-chave:

Atividades matemáticas, Prática Pedagógica, Conteúdos predominantes

Resumo

Esse texto apresenta considerações sobre uma pesquisa realizada em nível de mestrado em educação e aborda resultados sobre a natureza das atividades matemáticas propostas por professoras de Educação Infantil (pré-escola) e do Ensino Fundamental (primeiro ano) durante o período em que realizamos a coleta de dados (agosto/2010 a julho/2011) ressaltando os assuntos que foram predominantes. Da análise dos dados conclui-se que: existe uma forte tendência no ensino de números e sistema de numeração, conteúdo que as professoras demonstram ter mais conhecimento; o padrão de ensino predominante é a utilização do livro didático/apostila, jogos e atividades exploratórias são pouco enfatizados no contexto das aulas. Contudo, cabe a ressalva de que uma proposta de trabalho com a Matemática na infância deve incorporar contextos do mundo real o que vai muito além de se trabalhar somente com o registro escrito e priorizar um conteúdo matemático em detrimento de outros.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2816

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-11-2014

Como Citar

CIRÍACO, K. T. A NATUREZA DAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS PROPOSTAS EM TURMAS DE PRÉ-ESCOLA E PRIMEIRO ANO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 253–269, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2816. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2816. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO