A PROFISSIONALIDADE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A FUNÇÃO DE CUIDAR-EDUCAR AS CRIANÇAS

Autores

  • Rosangela Aparecida Galdi da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3116

Palavras-chave:

Educação Infantil, Profissionalidade, Cuidado-educação, Creche, Pré-Escola

Resumo

Este texto introduz a discussão acerca da profissionalidade docente, a partir da função dos professores de Educação Infantil. O objetivo é investigar a relação existente entre a função de cuidar-educar as crianças pequenas e o desenvolvimento profissional de seus professores. As experiências da Itália, Suécia e Portugal contribuíram para iluminar a discussão referente ao desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional das creches e pré-escolas. Nesta investigação, foram identificados desafios aos profissionais no que concerne ao estabelecimento de relação com a família das crianças, ao atendimento das necessidades das próprias crianças e, ainda, quanto à definição de currículo para a educação infantil. Os resultados evidenciam perspectivas para a busca da profissionalidade docente pelos professores de Educação Infantil.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3116

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-12-2014

Como Citar

DA SILVA, R. A. G. A PROFISSIONALIDADE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A FUNÇÃO DE CUIDAR-EDUCAR AS CRIANÇAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 3, p. 207–224, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i3.3116. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3116. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO