O CONHECIMENTO DIDÁCTICO EM ESTATÍSTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO

Autores

  • Sandra Maria Oliveira Quintas
  • Hélia Margarida Aparício Pintão de Oliveira
  • Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v18i19.346

Palavras-chave:

Educação Matemática, conhecimento didáctico em Estatística, conhecimento estatístico, conhecimento do aluno, ensino secundário

Resumo

Este estudo tem como objectivo analisar o conhecimento didáctico do professor que ensina Estatística, no ensino secundário, centrando-se principalmente no conhecimento estatístico e nas suas percepções das dificuldades dos alunos neste domínio. Os dados foram recolhidos através de um questionário a professores de Matemática, enviado às 145 escolas com ensino secundário pertencentes à Direcção Regional de Educação do Norte, em Portugal. Obtiveram-se 120 questionários validados. As conclusões do estudo sugerem a necessidade de se apostar na formação continuada dos professores de Matemática, no âmbito da Estatística. Parece existir, em particular, necessidade de os professores ampliarem os seus conhecimentos didácticos em Estatística de modo a poderem ajudar os alunos a aprender conceitos e processos estatísticos com significado.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v18i19.346

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-06-2011

Como Citar

QUINTAS, S. M. O.; OLIVEIRA, H. M. A. P. de; FERREIRA, R. A. de O. F. T. O CONHECIMENTO DIDÁCTICO EM ESTATÍSTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 18, n. 19, p. 36–51, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v18i19.346. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/346. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê