ENSINO DE LITERATURA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS A PARTIR DA ANÁLISE DE UM SUPLEMENTO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3669Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Livro Didático, Prática DocenteResumo
O presente estudo trata do ensino de leitura literária no Ensino Médio, tendo em vista os resultados que o País vem apresentando no que se refere à qualidade da educação e à necessidade de reavaliação das metodologias de ensino da literatura. Neste sentido, o estudo tem como objetivo investigar como o Suplemento do Professor do livro didático adotado no município de Ivaiporã/PR, no período de 2010 a 2013, contribui para a melhoria da prática de ensino de literatura. A pesquisa caracteriza-se como qualitativo-interpretativa, com abordagem de dimensão sócio-histórica, tendo como principal referencial teórico os conceitos bakhtinianos a respeito da concepção dialógica da linguagem. Como processo de obtenção dos dados, realizou-se uma análise do Suplemento do Professor do livro de Português utilizado no 1º ano do Ensino Médio. Concluiu-se que o livro em questão não promove um conhecimento mais especializado da teoria literária, tampouco fornece alternativas didáticas que possam motivar os alunos à leitura e compreensão da literatura como fenômeno cultural, histórico e social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.