EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRABALHANDO COM CONTOS AFRICANOS
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.4535Palavras-chave:
direitos humanos, diversidade cultural, contos africanos, educação infantilResumo
O presente artigo discute a Educação em Direitos Humanos (EDH) na Educação Infantil por meio do relato de um projeto sobre contos africanos realizado com alunos da Educação Infantil da rede municipal de uma cidade do noroeste paulista. A EDH tornou-se obrigatória em todos os níveis e modalidades de educação do pais em 2012 com as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos e envolve temáticas que dizem respeito à dignidade humana. O reconhecimento e a valorização das diversidades entre as pessoas é um de seus fundamentos. O projeto visa responder à questão de como levar a EDH para dentro das escolas e teve por objetivo apresentar e valorizar aspectos da cultura africana por meio da literatura. Foram realizadas leituras, discussões com as crianças sobre a sua compreensão dos contos e registros gráficos por meio de desenhos. Os resultados das atividades demonstram que as crianças ampliaram seus conceitos sobre fadas, rainhas e princesas, transcendendo concepções eurocêntricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.