Piaget E Kant: Uma Comparação Do Conceito De Autonomia

Autores

  • Raquel Rosan Christino

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.60

Palavras-chave:

Kant, Piaget, Autonomia, Sujeito Moral

Resumo

Uma questão fundamental, para a educação, quando estudamos a moral, é saber quais são as exigências que se colocam para permitir a descoberta de um homem plenamente moral. Porém, para investigar este campo, é preciso saber o que é a moral. Tal conceito é muito bem trabalhado na Filosofia. Assim, estudiosos da moralidade, como Piaget, procuraram e aceitaram definições filosóficas de moral, para só então verificar como esta se dá no cotidiano Tendo consciência, portanto, que o filósofo Emmanuel Kant e o epistemólogo e psicólogo Jean Piaget são freqüentemente associados quando se trata de discutir tal questão, o presente trabalho se propõe a mostrar as diferenças e semelhanças dos pressupostos teóricos subjacentes às teorias kantiana e piagetiana no que se refere ao conceito de autonomia - um dos requisitos do homem moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

CHRISTINO, R. R. Piaget E Kant: Uma Comparação Do Conceito De Autonomia. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 3, n. 3, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v3i3.60. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/60. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)