A solidão docente na Educação Básica on-line
Percepções de professores acerca dos desafios e superações
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.9532Palavras-chave:
Solidão Docente, Educação Básica, Aulas On-lineResumo
O foco deste artigo recai sobre as percepções de professores da Educação Básica a respeito da solidão docente nas aulas on-line do modelo remoto emergencial, que ocorreu durante a pandemia da COVID-19. O objetivo foi compreender a solidão docente nas aulas on-line, com vista a identificar os principais desafios e possíveis superações encontrados pelos professores. Para isso, a pesquisa teve abordagem qualitativa com a aplicação de um questionário aberto. Os participantes foram seis professores da Educação Básica, anos iniciais, finais e nível médio, da rede pública e privada. A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados emergiram em três categorias finais, por meio das quais foi possível compreender as dificuldades enfrentadas pelos docentes durante as aulas on-line, suas estratégias para superá-las e os sentimentos envolvidos nesse processo.
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