EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PERCEPÇÃO DE GÊNERO: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE ALUNAS E ALUNOS DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC DE PORTO VELHO - RO
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v4i23.4504Abstract
A concentração de mulheres e homens em determinados nichos profissionais é um fenômeno que, apesar de antigo, ainda é perceptível. Sabendo que a inserção e a permanencia das mulheres em cursos de formação profissional em áreas tradicionalmente exercidas por homens possui características próprias e exclusivas, buscou-se investigar a percepção das alunas e alunos do curso Técnico em Informática do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC de Porto Velho, Rondônia a respeito das relações de gênero e trabalho. Através da aplicação de questionário semi-estruturado composto por quatorze perguntas foi possível criar um perfil socioeconômico das discentes e dos discentes e analisar de que forma os mesmos percebem aspectos relacionados ao gênero e oportunidades de trabalho no meio científico-técnico do curso Técnico em Informática. Os resultados apontam que apesar de não haver grande diferença quantitativa entre mulheres e homens nas turmas, existem preconceitos diversos em relação ao gênero que nem sempre são percebidos pelas mulheres, sendo que as crenças e estigmas relacionados à inaptidão feminina para a atuação profissional como técnica em informática são compactuadas por ambos os sexos e aparecem de forma velada em ambiente pedagógico.
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