EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PERCEPÇÃO DE GÊNERO: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE ALUNAS E ALUNOS DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC DE PORTO VELHO - RO

Auteurs

  • Hellen Virginia da Silva Alves Universidade Federal de Rondonia

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v4i23.4504

Résumé

A concentração de mulheres e homens em determinados nichos profissionais é um fenômeno que, apesar de antigo, ainda é perceptível. Sabendo que a inserção e a permanencia das mulheres em cursos de formação profissional em áreas tradicionalmente exercidas por homens possui características próprias e exclusivas, buscou-se investigar a percepção das alunas e alunos do curso Técnico em Informática do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC de Porto Velho, Rondônia a respeito das relações de gênero e trabalho. Através da aplicação de questionário semi-estruturado composto por quatorze perguntas foi possível criar um perfil socioeconômico das discentes e dos discentes e analisar de que forma os mesmos percebem aspectos relacionados ao gênero e oportunidades de trabalho no meio científico-técnico do curso Técnico em Informática. Os resultados apontam que apesar de não haver grande diferença quantitativa entre mulheres e homens nas turmas, existem preconceitos diversos em relação ao gênero que nem sempre são percebidos pelas mulheres, sendo que as crenças e estigmas relacionados à inaptidão feminina para a atuação profissional como técnica em informática são compactuadas por ambos os sexos e aparecem de forma velada em ambiente pedagógico. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Hellen Virginia da Silva Alves, Universidade Federal de Rondonia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Univsersidade Federal de Rondônia. Pesquisadora do Grupo Pesquisa em Geografia, Mulher e Relações Socias de Gênero. Bolsista da Capes.

Téléchargements

Publiée

2017-04-26

Comment citer

Alves, H. V. da S. (2017). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PERCEPÇÃO DE GÊNERO: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE ALUNAS E ALUNOS DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC DE PORTO VELHO - RO. Formação (Online), 4(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v4i23.4504

Numéro

Rubrique

Artigos