ESTRATÉGIAS CHINESAS NO MERCADO DO FUTEBOL MUNDIAL
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.6608Abstract
O futebol é um esporte com inúmeras possibilidades de exploração econômica e que movimenta um diversificado mercado. A China ascendeu como um país consumidor e investidor deste esporte a partir da década de 2010, sendo que lidera alguns dos principais investimentos mundiais no setor. Nesse sentido, este artigo busca identificar quais as estratégias geopolíticas e mercadológicas foram empregadas pelo país asiático no concorrido mercado internacional do futebol. Identificou-se um aumento das transações de futebolistas para os clubes da China, a ação do Estado na regulamentação do mercado de transferências de jogadores e o crescimento dos investimentos chineses em clubes estrangeiros, bem como no patrocínio esportivo mundial. Metodologicamente se recorreu à revisão bibliográfica e a coleta de dados em relatórios da FIFA, em sites de clubes de futebol, em jornais e revistas.
Downloads
References
ALEIXO, Fábio. Empresas chinesas se tornam maioria entre as patrocinadoras. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 mai. 2018. Disponível em: https://temas.folha.uol.com.br/evolucao-do-futebol/negocios/empresas-chinesas-se-tornam-maioria-entre-as-patrocinadoras.shtml>. Acesso em: 26 nov. 2019.
BAYERN. FC Bayern abre escritório da China após o sucesso dos EUA. 2017. Disponível em: <https://fcbayern.com/us/news/2017/03/press-release-fc-bayern-opens-china-office-following-us-success>. Acesso em: 21 out. 2017.
BLAND, Bem; AHMED, Murad. Após investirem R$ 9 bi, chineses correm para deixar futebol europeu. Folha de São Paulo, São Paulo, 01 ago. 2018. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2018/08/apos-investirem-r-9-bi-chineses-correm-para-deixar-futebol-europeu.shtml>. Acesso em: 26 nov. 2019.
BURLAMAQUI, Leonardo. As finanças globais e o desenvolvimento financeiro chinês: um modelo de governança financeira global conduzido pelo estado. In: CINTRA, Marcos Antônio Macedo; SILVA FILHO, Edison Benedito da; PINTO, Eduardo Costa (Org.). China em transformação: dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipea, 2015. p. 277-334.
CAMPOS, Fernando Rosseto Gallego. O espaço de representação do futebol: uma apreensão do futebol como um elemento sociocultural e espacial. Revista Ra´e Ga, Curitiba, v. 11, p.35-49, 2006.
CAMPOS, Ciro. Clube chinês inaugura Centro de Treinamento no interior de São Paulo. O Estadão. São Paulo, jul. 2014. Disponível em: <http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,clube-chines-inaugura-centro-de-treinamento-no-interior-de-sao-paulo,1529045>. Acesso em: 12 set. 2017.
CINTRA, Marcos Antônio Macedo; SILVA FILHO, Edison Benedito da; PINTO, Eduardo Costa. China em transformação: dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipea, 2015.
COM escolas de futebol e negócios, China joga pela glória na Copa do Mundo. 2015. Disponível em: <http://br.reuters.com/article/sportsNews/idBRKBN0TP0JQ20151206>. Acesso em: 08 set. 2017.
CHINA’S NATIONAL DEVELOPMENT AND REFORM COMMISSION. Medium and Long-Term Plan of Chinese Football Development. 2016. Disponível em: <http://china-football-8.com/reform-programme-2016/>. Acesso em: 26 mar. 2020.
CHINA BRASIL FUTEBOL. Grupo chinês Konka é apresentado como novo patrocinador do Campeonato Espanhol. 2017. Disponível em: <http://chinabrasilfutebol.com.br/noticias/grupo-chines-konka-e-apresentado-como-novo-patrocinador-do-campeonato-espanhol>. Acesso em: 26 nov. 2019.
CHINESE FOOTBALL ASSOCIATION (China). Chinese Football Association. 2019. Disponível em: <http://www.thecfa.cn/AbouttheCFA/index.html>. Acesso em: 26 nov. 2019.
DELOITTE. Football Money League 2019. 2019. Disponível em: <https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/consumer-business/articles/Deloitte-Football-Money-League.html>. Acesso em: 07 ago. 2019.
DESPORTIVO BRASIL. 2015. Disponível em: <http://www.desportivobrasil.com.br/historia/>. Acesso em: 12 set. 2017.
DIAS, André. Dona da Fidelidade e Espírito Santo Saúde compra clube inglês. 2016. Disponível em: <http://financefootball.com/2016/07/22/dona-da-fidelidade-espirito-santo-saude-compra-clube-ingles/>. Acesso em: 13 set. 2017.
DONOS do Manchester City anunciam compra de time da segunda divisão do Uruguai. O Estadão. São Paulo, 05 abr. 2017. Disponível em: <http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/Futebol/2017/4/614373/Donos-do-Manchester-City-anunciam-compra-de-time-da-segunda-divisao-do-Uruguai>. Acesso em: 12 set. 2017.
EL ATLÉTICO de Madrid firmará un acuerdo con la compañía WANDA por el desarrollo del fútbol chino. 2011. Disponível em: <http://www.atleticodemadrid.com/noticias/el-atletico-de-madrid-firmara-un-acuerdo-con-la-compania-wanda-por-el-desarrollo-del-futbol-chino>. Acesso em: 12 set. 2017.
EL GRUPO Wanda se convertirá en accionista del Club Atlético de Madrid. Disponível em: <http://www.atleticodemadrid.com/noticias/el-grupo-wanda-se-convertira-en-accionista-del-club-atletico-de-madrid>. Acesso em: 12 set. 2017.
EL GRUPO Wanda ya es titular de un 20% del accionariado del club. Disponível em: <http://www.atleticodemadrid.com/noticias/el-grupo-wanda-ya-es-titular-de-un-20-del-accionariado-del-club>. Acesso em: 12 set. 2017.
ESPORTIVO, MKT (Org.). Por credibilidade na China, Borussia Dortmund fecha parceria com o Shandong Luneng. 2017. Disponível em: <http://www.mktesportivo.com/2017/08/por-credibilidade-na-china-borussia-dortmund-fecha-parceria-com-o-shandong-luneng/>. Acesso em: 13 set. 2017.
FÁBIO, André Cabette. Por que a China quer se tornar uma potência do futebol europeu. Jornal Nexo. São Paulo, p. 1-2. 10 jul. 2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/07/10/Por-que-a-China-quer-se-tornar-uma-potência-do-futebol-europeu>. Acesso em: 13 set. 2017.
FIFA TMS. 2016. Disponível em: <https://www.fifatms.com/wp-content/uploads/dlm_uploads/2016/07/Monthly-insights_China-PR_JanFebTransfer-window-2016.pdf>. Acesso em: 03 set. 2017.
FIFA TMS. Global Transfer Market Report 2017. 2017. Disponível em: <https://www.fifatms.com/data-reports/reports/>. Acesso em: 20 ago. 2017.
FIFA TMS. Global Transfer Market Report 2019. 2020. Disponível em: <https://resources.fifa.com/image/upload/global-transfer-market-report-2019-men.pdf?cloudid=x2wrqjstwjoailnncnod>. Acesso em: 22 mar. 2020.
FUTEBOL, China Brasil (org.). Guangzhou Evergrande divulga balanço do primeiro semestre com prejuízo: Hexacampeões chineses registraram déficit de R$ 317,4 milhões. 2017. Disponível em: <http://chinabrasilfutebol.com.br/noticias/guangzhou-evergrande-divulga-balanco-do-primeiro-semestre-com-prejuizo>. Acesso em: 13 set. 2017.
GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do futebol. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.
GIULIANOTTI, Richard. Fanáticos, seguidores, fãs e flaneurs: uma taxonomia de identidades do torcedor no futebol. In: Recorde: revista de História do esporte, UFRJ, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 1-35, jun. 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/703 Acesso em: 10 mai. 2018.
GLOBO ESPORTE. Campeonato Chinês aumenta limite de estrangeiros, mas impõe teto salarial de R$ 13,5 mi por ano. 2019. Disponível em: < https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/campeonato-chines-aumenta-limite-de-estrangeiros-mas-impoe-teto-salarial-de-r-135-mi-por-ano.ghtml>. Acesso em: 25 mar. 2020.
GRÊMIO FBPA. Trabalho de formação na china é destaque no país. 2017. Disponível em: <http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=20532&language=0>. Acesso em: 21 out. 2017.
GRÊMIO FBPA. Grêmio recebe comitiva chinesa para novas parcerias. 2019. Disponível em: < https://www.gremio.net/noticias/detalhes/22404/gremio-recebe-comitiva-chinesa-para-novas-parcerias>. >. Acesso em: 26 nov. 2019.
GUANGZHOU Evergrande becomes 1st listed soccer club in Asia. China Daily. Beijing, 11 jul. 2015. Disponível em: <http://www.chinadaily.com.cn/business/2015-11/07/content_22394747.htm>. Acesso em: 12 set. 2017.
JABBOUR, Elias Marco Khalil. Projeto nacional, desenvolvimento e socialismo de mercado na China de hoje. 2010. 389 f. Tese (Doutorado) - Curso de Geografia, Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
JABBOUR, Elias Marco Khalil; DANTAS, Alexis. Estado, mercado, setor privado e planificação no desenvolvimento econômico recente da China. Geosul, Florianópolis, v. 33, n. 68, p. 12-35, set. 2018. ISSN 2177-5230. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/2177-5230.2018v33n68p12/37340>. Acesso em: 21 nov. 2019.
JABBOUR, Elias; PAULA, Luiz Fernando de. A CHINA E A “SOCIALIZAÇÃO DO INVESTIMENTO”: UMA ABORDAGEM KEYNES-GERSCHENKRON-RANGEL-HIRSCHMAN. Revista de Economia Contemporânea, [s.l.], v. 22, n. 1, p.01-23, 11 jun. 2018.
KIRIN SOCCER. Chineses do Shandong Luneng assumem a administração da Academia de Futebol da Traffic. 2014. Disponível em: <http://www.kirinsoccer.com.br/noticia.php?id=35>. Acesso em: 12 set. 2017.
KE, You. A construção do soft power chinês em Angola. 2016. 126 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016.
KONG, Da. Imaging China: China’s cultural diplomacy through loan exhibitions to British museums. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) – School of Museum Studies, University of Leicester, Leicester.
LANCE. Para evitar 'inflação', China aprova imposto de 100% sobre estrangeiros. 2017. Disponível em: <http://www.lance.com.br/futebol-internacional/para-evitar-inflacao-china-aprova-imposto-100-sobre-estrangeiros.html>. Acesso em: 28 mai. 2017.
LONDRINA ESPORTE CLUBE (Paraná). Chineses do Shangai Sigp passam a contar com moderno alojamento no CT da SM Sports. 2017. Disponível em: <http://www.londrinaesporteclube.com.br/noticias/noticia-detalhes/em-intercambio-no-brasil-chineses-do-shanghai-sipg-passam-a-contar-com-moderno-alojamento-no-ct-da-sm-sports>. Acesso em: 18 out. 2017.
REAL MADRID. Escola sociodesportiva de guangzhou. 2012. Disponível em: <http://www.realmadrid.com/pt/sobre-o-real-madrid/fundacao/projectos/republica-popular-da-china>. Acesso em: 18 out. 2017.
REAL MADRID. Real Madrid e Lai Sun Group apresentaram seu acordo de colaboração. 2017. Disponível em: <http://www.realmadrid.com/en/news/2017/09/real-madrid-and-lai-sun-group-presented-their-collaboration-agreement>. Acesso em: 18 out. 2017.
MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
MEDEIROS, Carlos Aguiar de. Notas sobre o Desenvolvimento Econômico Recente na China. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 01-16, dez. 2012. Disponível em: < http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/medeiroschina.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2019.
MENECHELLI FILHO, Paulo Roberto Tadeu. Diplomacia cultural chinesa: instrumentos da estratégia de inserção internacional da China no século XXI. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
MONACO, Luís Augusto. Governo chinês impõe regra para conter gastos dos clubes. Carta Capital, São Paulo, 15 jan. 2017. Disponível em: <http://chuteirafc.cartacapital.com.br/reportagem-governo-chines-impoe-regra-para-conter-gastos-dos-clubes/>. Acesso em: 13 set. 2017.
MONACO, Luís Augusto. Campeonato Chinês começa com média de público de dar inveja. Carta Capital, São Paulo, 06 mar. 2017. Disponível: <https://chuteirafc.cartacapital.com.br/reportagem-campeonato-chines-comeca-com-media-de-publico-de-dar-inveja/>. Acesso em: 25 mar. 2020.
MOREIRA, Braitner. Até o Irã da olé no Brasil. 2017. Jornal Correio Braziliense, São Paulo, 2017. Disponível em: < http://especiais.correiobraziliense.com.br/media-publico-futebol-mundial>. Acesso em: 25 de mar. 2020.
NYE, Joseph S. Soft power: the means to success in world politics. Nova Iorque: Public affairs, 2004.
OSWALD, Vivian. Por que a China está investindo bilhões para se tornar uma potência global do futebol? 2017. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/internacional-38618188>. Acesso em: 11 set. 2017.
RAVENEL, Loïc. La géographie du football en France. Press universitaries de France, 1998.
RIBEIRO, Valéria Lopes. A economia política dos Estados Unidos e da China pós crise de 2008: interdependência econômica e relações interestatais. Geosul, Florianópolis, v. 33, n. 67, p. 11-37, maio 2018. ISSN 2177-5230. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/2177-5230.2018v33n67p11/36728>. Acesso em: 21 nov. 2019.
ROBERTSON, Roland; GIULIANOTTI, Richard. Fútbol, globalización y glocalización. Revista Internacional de Sociología, Madrid, v. LXIV, n. 45, p.9-35, septiembre-diciembre, 2006.
RODRIGUES, Carlos; LEITE JUNIOR, Emanuel. A geopolítica do futebol em transformação: o caso chinês. Fulia / Ufmg, [s.l.], v. 3, n. 2, p.28-50, 10 jan. 2019. Faculdade de Letras da UFMG. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.3.2.28-50.
ROSENBERG, Nathan. Por dentro da caixa-preta: tecnologia e economia. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.
SÃO PAULO FC. São Paulo firma parceria com o Shandong Luneng, da China. 2012. Disponível em: < http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/futebol-de-base/2013/12/11/sao-paulo-firma-parceria-com-o-shandong-luneng,-da-china>. Acesso em: 26 nov. 2019.
SANTOS, M. Território globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994.
SANTOS, M; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
SANTOS FC. Parceria em grande estilo: Santos FC terá escolas de futebol na China. 2017. Disponível em: <http://www.santosfc.com.br/parceria-em-grande-estilo-santos-fc-tera-escolas-de-futebol-na-china/>. Acesso em: 21 out. 2017.
SIQUEIRA, Igor. Fifa deve escolher China para Mundial de Clubes 2021; Brasil perde força por Sub-20. O Globo, Rio de Janeiro, 23 out. 2019. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/esportes/fifa-deve-escolher-china-para-mundial-de-clubes-2021-brasil-perde-forca-por-sub-20-24037205>. Acesso em: 26 nov. 2019.
SPORTING, Clube. Primeira academia Sporting CP na China. 2017. Disponível em: <http://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/2017-05-27/primeira-academia-sporting-cp-na-china>. Acesso em: 21 out. 2017.
SPORTS VALUE. MLS x Série A. 2018. Disponível em: < https://www.sportsvalue.com.br/estudos/mls-x-serie-a-os-americanos-estao-chegando/>. Acesso em: 20 nov. 2019.
SPORTS VALUE. Finanças dos clubes brasileiros em 2018. 2019. Disponível em: <http://www.sportsvalue.com.br/wp-content/uploads/2019/05/SportsValue-Finan%C3%A7as-clubes-2018-Maio-2019-3.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2019.
SPORTS VALUE. Flamengo x River Plate nas finanças. 2019. Disponível em: < https://www.sportsvalue.com.br/flamengo-x-river-plate-nas-financas/>. Acesso em: 07 ago. 2019.
SZYMANSKI, S; KUYPERS, T. Winners and Losers- The Business Strategy of Football. Inglaterra, 1999.
TAYLOR, R. As dimensões sociais do relacionamento comercial entre os clubes de futebol e suas comunidades. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
TEECE, David. As aptidões das empresas e o desenvolvimento econômico: implicações para as economias de industrialização recente. In: KIM, Linsu; NELSON, Richard (Org.). Tecnologia, aprendizado e inovação: as experiências das economias de industrialização recente. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. p. 147-178.
TIGRE, P. B. Inovação e teorias da firma em três paradigmas. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, n. 3, 1998.
TOLEDO, Luiz Henrique de. Lógicas no futebol. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2002.
TRANSFERMARKT. Chinese Super League. 2019. Disponível em: <https://www.transfermarkt.pt/chinese-super-league/transferrekorde/wettbewerb/CSL>. Acesso em: 22 nov. 2019.
TRANSFERMARKT. Chinese Super League: jogadores estrangeiros. Vários anos. Disponível em: < https://www.transfermarkt.pt/chinese-super-league/gastarbeiter/wettbewerb/CSL/saison_id/2010>. Acesso em: 22 mar. 2020.
TRANSFERMARKT. Transferências mais valiosas. 2016-2019. Disponível em: < https://www.transfermarkt.pt/transfers/wertvollstetransfers/statistik?land_id=26&ausrichtung=&spielerposition_id=&w_s=&art=&plus=1>. Acesso em: 22 mar. 2020.
VALOR (Ed.). Economia da China cresce 6,8% no 4º trimestre e 6,7% em 2016. Valor Econômico, São Paulo, p.1-1, 20 jan. 2017.
VEJA. China anuncia projeto de pré-escolas especializadas em futebol. 2019. Disponível em: < https://veja.abril.com.br/placar/china-anuncia-projeto-de-pre-escolas-especializadas-em-futebol/>. Acesso em: 26 nov. 2019.
VÉLEZ SARSFILED (Org.). Nueva alianza comercial. 2017. Disponível em: <http://www.velezsarsfield.com.ar/marketing/notas/2017/07/24/221754_nueva-alianza-comercial>. Acesso em: 13 set. 2017.
VIVO se torna a patrocinadora oficial das Copas do Mundo da FIFA (TM) de 2018 e de 2022. Revista Exame, São Paulo, 31 maio 2017. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/releases/vivo-se-torna-a-patrocinadora-oficial-das-copas-do-mundo-da-fifatm-de-2018-e-de-2022/>. Acesso em: 13 set. 2017.
FIRMS debut on China's New Third Board. 2017. Disponível em: <http://www.chinadaily.com.cn/business/2017-06/17/content_29783473.htm>. Acesso em: 13 set. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.