ESTRATÉGIAS CHINESAS NO MERCADO DO FUTEBOL MUNDIAL

Autores/as

  • Patrícia Volk Schatz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.6608

Resumen

O futebol é um esporte com inúmeras possibilidades de exploração econômica e que movimenta um diversificado mercado. A China ascendeu como um país consumidor e investidor deste esporte a partir da década de 2010, sendo que lidera alguns dos principais investimentos mundiais no setor. Nesse sentido, este artigo busca identificar quais as estratégias geopolíticas e mercadológicas foram empregadas pelo país asiático no concorrido mercado internacional do futebol. Identificou-se um aumento das transações de futebolistas para os clubes da China, a ação do Estado na regulamentação do mercado de transferências de jogadores e o crescimento dos investimentos chineses em clubes estrangeiros, bem como no patrocínio esportivo mundial. Metodologicamente se recorreu à revisão bibliográfica e a coleta de dados em relatórios da FIFA, em sites de clubes de futebol, em jornais e revistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Volk Schatz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina

Citas

ALEIXO, Fábio. Empresas chinesas se tornam maioria entre as patrocinadoras. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 mai. 2018. Disponível em: https://temas.folha.uol.com.br/evolucao-do-futebol/negocios/empresas-chinesas-se-tornam-maioria-entre-as-patrocinadoras.shtml>. Acesso em: 26 nov. 2019.

BAYERN. FC Bayern abre escritório da China após o sucesso dos EUA. 2017. Disponível em: <https://fcbayern.com/us/news/2017/03/press-release-fc-bayern-opens-china-office-following-us-success>. Acesso em: 21 out. 2017.

BLAND, Bem; AHMED, Murad. Após investirem R$ 9 bi, chineses correm para deixar futebol europeu. Folha de São Paulo, São Paulo, 01 ago. 2018. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2018/08/apos-investirem-r-9-bi-chineses-correm-para-deixar-futebol-europeu.shtml>. Acesso em: 26 nov. 2019.

BURLAMAQUI, Leonardo. As finanças globais e o desenvolvimento financeiro chinês: um modelo de governança financeira global conduzido pelo estado. In: CINTRA, Marcos Antônio Macedo; SILVA FILHO, Edison Benedito da; PINTO, Eduardo Costa (Org.). China em transformação: dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipea, 2015. p. 277-334.

CAMPOS, Fernando Rosseto Gallego. O espaço de representação do futebol: uma apreensão do futebol como um elemento sociocultural e espacial. Revista Ra´e Ga, Curitiba, v. 11, p.35-49, 2006.

CAMPOS, Ciro. Clube chinês inaugura Centro de Treinamento no interior de São Paulo. O Estadão. São Paulo, jul. 2014. Disponível em: <http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,clube-chines-inaugura-centro-de-treinamento-no-interior-de-sao-paulo,1529045>. Acesso em: 12 set. 2017.

CINTRA, Marcos Antônio Macedo; SILVA FILHO, Edison Benedito da; PINTO, Eduardo Costa. China em transformação: dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipea, 2015.

COM escolas de futebol e negócios, China joga pela glória na Copa do Mundo. 2015. Disponível em: <http://br.reuters.com/article/sportsNews/idBRKBN0TP0JQ20151206>. Acesso em: 08 set. 2017.

CHINA’S NATIONAL DEVELOPMENT AND REFORM COMMISSION. Medium and Long-Term Plan of Chinese Football Development. 2016. Disponível em: <http://china-football-8.com/reform-programme-2016/>. Acesso em: 26 mar. 2020.

CHINA BRASIL FUTEBOL. Grupo chinês Konka é apresentado como novo patrocinador do Campeonato Espanhol. 2017. Disponível em: <http://chinabrasilfutebol.com.br/noticias/grupo-chines-konka-e-apresentado-como-novo-patrocinador-do-campeonato-espanhol>. Acesso em: 26 nov. 2019.

CHINESE FOOTBALL ASSOCIATION (China). Chinese Football Association. 2019. Disponível em: <http://www.thecfa.cn/AbouttheCFA/index.html>. Acesso em: 26 nov. 2019.

DELOITTE. Football Money League 2019. 2019. Disponível em: <https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/consumer-business/articles/Deloitte-Football-Money-League.html>. Acesso em: 07 ago. 2019.

DESPORTIVO BRASIL. 2015. Disponível em: <http://www.desportivobrasil.com.br/historia/>. Acesso em: 12 set. 2017.

DIAS, André. Dona da Fidelidade e Espírito Santo Saúde compra clube inglês. 2016. Disponível em: <http://financefootball.com/2016/07/22/dona-da-fidelidade-espirito-santo-saude-compra-clube-ingles/>. Acesso em: 13 set. 2017.

DONOS do Manchester City anunciam compra de time da segunda divisão do Uruguai. O Estadão. São Paulo, 05 abr. 2017. Disponível em: <http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/Futebol/2017/4/614373/Donos-do-Manchester-City-anunciam-compra-de-time-da-segunda-divisao-do-Uruguai>. Acesso em: 12 set. 2017.

EL ATLÉTICO de Madrid firmará un acuerdo con la compañía WANDA por el desarrollo del fútbol chino. 2011. Disponível em: <http://www.atleticodemadrid.com/noticias/el-atletico-de-madrid-firmara-un-acuerdo-con-la-compania-wanda-por-el-desarrollo-del-futbol-chino>. Acesso em: 12 set. 2017.

EL GRUPO Wanda se convertirá en accionista del Club Atlético de Madrid. Disponível em: <http://www.atleticodemadrid.com/noticias/el-grupo-wanda-se-convertira-en-accionista-del-club-atletico-de-madrid>. Acesso em: 12 set. 2017.

EL GRUPO Wanda ya es titular de un 20% del accionariado del club. Disponível em: <http://www.atleticodemadrid.com/noticias/el-grupo-wanda-ya-es-titular-de-un-20-del-accionariado-del-club>. Acesso em: 12 set. 2017.

ESPORTIVO, MKT (Org.). Por credibilidade na China, Borussia Dortmund fecha parceria com o Shandong Luneng. 2017. Disponível em: <http://www.mktesportivo.com/2017/08/por-credibilidade-na-china-borussia-dortmund-fecha-parceria-com-o-shandong-luneng/>. Acesso em: 13 set. 2017.

FÁBIO, André Cabette. Por que a China quer se tornar uma potência do futebol europeu. Jornal Nexo. São Paulo, p. 1-2. 10 jul. 2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/07/10/Por-que-a-China-quer-se-tornar-uma-potência-do-futebol-europeu>. Acesso em: 13 set. 2017.

FIFA TMS. 2016. Disponível em: <https://www.fifatms.com/wp-content/uploads/dlm_uploads/2016/07/Monthly-insights_China-PR_JanFebTransfer-window-2016.pdf>. Acesso em: 03 set. 2017.

FIFA TMS. Global Transfer Market Report 2017. 2017. Disponível em: <https://www.fifatms.com/data-reports/reports/>. Acesso em: 20 ago. 2017.

FIFA TMS. Global Transfer Market Report 2019. 2020. Disponível em: <https://resources.fifa.com/image/upload/global-transfer-market-report-2019-men.pdf?cloudid=x2wrqjstwjoailnncnod>. Acesso em: 22 mar. 2020.

FUTEBOL, China Brasil (org.). Guangzhou Evergrande divulga balanço do primeiro semestre com prejuízo: Hexacampeões chineses registraram déficit de R$ 317,4 milhões. 2017. Disponível em: <http://chinabrasilfutebol.com.br/noticias/guangzhou-evergrande-divulga-balanco-do-primeiro-semestre-com-prejuizo>. Acesso em: 13 set. 2017.

GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do futebol. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.

GIULIANOTTI, Richard. Fanáticos, seguidores, fãs e flaneurs: uma taxonomia de identidades do torcedor no futebol. In: Recorde: revista de História do esporte, UFRJ, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 1-35, jun. 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/703 Acesso em: 10 mai. 2018.

GLOBO ESPORTE. Campeonato Chinês aumenta limite de estrangeiros, mas impõe teto salarial de R$ 13,5 mi por ano. 2019. Disponível em: < https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/campeonato-chines-aumenta-limite-de-estrangeiros-mas-impoe-teto-salarial-de-r-135-mi-por-ano.ghtml>. Acesso em: 25 mar. 2020.

GRÊMIO FBPA. Trabalho de formação na china é destaque no país. 2017. Disponível em: <http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=20532&language=0>. Acesso em: 21 out. 2017.

GRÊMIO FBPA. Grêmio recebe comitiva chinesa para novas parcerias. 2019. Disponível em: < https://www.gremio.net/noticias/detalhes/22404/gremio-recebe-comitiva-chinesa-para-novas-parcerias>. >. Acesso em: 26 nov. 2019.

GUANGZHOU Evergrande becomes 1st listed soccer club in Asia. China Daily. Beijing, 11 jul. 2015. Disponível em: <http://www.chinadaily.com.cn/business/2015-11/07/content_22394747.htm>. Acesso em: 12 set. 2017.

JABBOUR, Elias Marco Khalil. Projeto nacional, desenvolvimento e socialismo de mercado na China de hoje. 2010. 389 f. Tese (Doutorado) - Curso de Geografia, Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

JABBOUR, Elias Marco Khalil; DANTAS, Alexis. Estado, mercado, setor privado e planificação no desenvolvimento econômico recente da China. Geosul, Florianópolis, v. 33, n. 68, p. 12-35, set. 2018. ISSN 2177-5230. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/2177-5230.2018v33n68p12/37340>. Acesso em: 21 nov. 2019.

JABBOUR, Elias; PAULA, Luiz Fernando de. A CHINA E A “SOCIALIZAÇÃO DO INVESTIMENTO”: UMA ABORDAGEM KEYNES-GERSCHENKRON-RANGEL-HIRSCHMAN. Revista de Economia Contemporânea, [s.l.], v. 22, n. 1, p.01-23, 11 jun. 2018.

KIRIN SOCCER. Chineses do Shandong Luneng assumem a administração da Academia de Futebol da Traffic. 2014. Disponível em: <http://www.kirinsoccer.com.br/noticia.php?id=35>. Acesso em: 12 set. 2017.

KE, You. A construção do soft power chinês em Angola. 2016. 126 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016.

KONG, Da. Imaging China: China’s cultural diplomacy through loan exhibitions to British museums. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) – School of Museum Studies, University of Leicester, Leicester.

LANCE. Para evitar 'inflação', China aprova imposto de 100% sobre estrangeiros. 2017. Disponível em: <http://www.lance.com.br/futebol-internacional/para-evitar-inflacao-china-aprova-imposto-100-sobre-estrangeiros.html>. Acesso em: 28 mai. 2017.

LONDRINA ESPORTE CLUBE (Paraná). Chineses do Shangai Sigp passam a contar com moderno alojamento no CT da SM Sports. 2017. Disponível em: <http://www.londrinaesporteclube.com.br/noticias/noticia-detalhes/em-intercambio-no-brasil-chineses-do-shanghai-sipg-passam-a-contar-com-moderno-alojamento-no-ct-da-sm-sports>. Acesso em: 18 out. 2017.

REAL MADRID. Escola sociodesportiva de guangzhou. 2012. Disponível em: <http://www.realmadrid.com/pt/sobre-o-real-madrid/fundacao/projectos/republica-popular-da-china>. Acesso em: 18 out. 2017.

REAL MADRID. Real Madrid e Lai Sun Group apresentaram seu acordo de colaboração. 2017. Disponível em: <http://www.realmadrid.com/en/news/2017/09/real-madrid-and-lai-sun-group-presented-their-collaboration-agreement>. Acesso em: 18 out. 2017.

MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.

MEDEIROS, Carlos Aguiar de. Notas sobre o Desenvolvimento Econômico Recente na China. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 01-16, dez. 2012. Disponível em: < http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/medeiroschina.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2019.

MENECHELLI FILHO, Paulo Roberto Tadeu. Diplomacia cultural chinesa: instrumentos da estratégia de inserção internacional da China no século XXI. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

MONACO, Luís Augusto. Governo chinês impõe regra para conter gastos dos clubes. Carta Capital, São Paulo, 15 jan. 2017. Disponível em: <http://chuteirafc.cartacapital.com.br/reportagem-governo-chines-impoe-regra-para-conter-gastos-dos-clubes/>. Acesso em: 13 set. 2017.

MONACO, Luís Augusto. Campeonato Chinês começa com média de público de dar inveja. Carta Capital, São Paulo, 06 mar. 2017. Disponível: <https://chuteirafc.cartacapital.com.br/reportagem-campeonato-chines-comeca-com-media-de-publico-de-dar-inveja/>. Acesso em: 25 mar. 2020.

MOREIRA, Braitner. Até o Irã da olé no Brasil. 2017. Jornal Correio Braziliense, São Paulo, 2017. Disponível em: < http://especiais.correiobraziliense.com.br/media-publico-futebol-mundial>. Acesso em: 25 de mar. 2020.

NYE, Joseph S. Soft power: the means to success in world politics. Nova Iorque: Public affairs, 2004.

OSWALD, Vivian. Por que a China está investindo bilhões para se tornar uma potência global do futebol? 2017. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/internacional-38618188>. Acesso em: 11 set. 2017.

RAVENEL, Loïc. La géographie du football en France. Press universitaries de France, 1998.

RIBEIRO, Valéria Lopes. A economia política dos Estados Unidos e da China pós crise de 2008: interdependência econômica e relações interestatais. Geosul, Florianópolis, v. 33, n. 67, p. 11-37, maio 2018. ISSN 2177-5230. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/2177-5230.2018v33n67p11/36728>. Acesso em: 21 nov. 2019.

ROBERTSON, Roland; GIULIANOTTI, Richard. Fútbol, globalización y glocalización. Revista Internacional de Sociología, Madrid, v. LXIV, n. 45, p.9-35, septiembre-diciembre, 2006.

RODRIGUES, Carlos; LEITE JUNIOR, Emanuel. A geopolítica do futebol em transformação: o caso chinês. Fulia / Ufmg, [s.l.], v. 3, n. 2, p.28-50, 10 jan. 2019. Faculdade de Letras da UFMG. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.3.2.28-50.

ROSENBERG, Nathan. Por dentro da caixa-preta: tecnologia e economia. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

SÃO PAULO FC. São Paulo firma parceria com o Shandong Luneng, da China. 2012. Disponível em: < http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/futebol-de-base/2013/12/11/sao-paulo-firma-parceria-com-o-shandong-luneng,-da-china>. Acesso em: 26 nov. 2019.

SANTOS, M. Território globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994.

SANTOS, M; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SANTOS FC. Parceria em grande estilo: Santos FC terá escolas de futebol na China. 2017. Disponível em: <http://www.santosfc.com.br/parceria-em-grande-estilo-santos-fc-tera-escolas-de-futebol-na-china/>. Acesso em: 21 out. 2017.

SIQUEIRA, Igor. Fifa deve escolher China para Mundial de Clubes 2021; Brasil perde força por Sub-20. O Globo, Rio de Janeiro, 23 out. 2019. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/esportes/fifa-deve-escolher-china-para-mundial-de-clubes-2021-brasil-perde-forca-por-sub-20-24037205>. Acesso em: 26 nov. 2019.

SPORTING, Clube. Primeira academia Sporting CP na China. 2017. Disponível em: <http://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/2017-05-27/primeira-academia-sporting-cp-na-china>. Acesso em: 21 out. 2017.

SPORTS VALUE. MLS x Série A. 2018. Disponível em: < https://www.sportsvalue.com.br/estudos/mls-x-serie-a-os-americanos-estao-chegando/>. Acesso em: 20 nov. 2019.

SPORTS VALUE. Finanças dos clubes brasileiros em 2018. 2019. Disponível em: <http://www.sportsvalue.com.br/wp-content/uploads/2019/05/SportsValue-Finan%C3%A7as-clubes-2018-Maio-2019-3.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2019.

SPORTS VALUE. Flamengo x River Plate nas finanças. 2019. Disponível em: < https://www.sportsvalue.com.br/flamengo-x-river-plate-nas-financas/>. Acesso em: 07 ago. 2019.

SZYMANSKI, S; KUYPERS, T. Winners and Losers- The Business Strategy of Football. Inglaterra, 1999.

TAYLOR, R. As dimensões sociais do relacionamento comercial entre os clubes de futebol e suas comunidades. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

TEECE, David. As aptidões das empresas e o desenvolvimento econômico: implicações para as economias de industrialização recente. In: KIM, Linsu; NELSON, Richard (Org.). Tecnologia, aprendizado e inovação: as experiências das economias de industrialização recente. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. p. 147-178.

TIGRE, P. B. Inovação e teorias da firma em três paradigmas. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, n. 3, 1998.

TOLEDO, Luiz Henrique de. Lógicas no futebol. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2002.

TRANSFERMARKT. Chinese Super League. 2019. Disponível em: <https://www.transfermarkt.pt/chinese-super-league/transferrekorde/wettbewerb/CSL>. Acesso em: 22 nov. 2019.

TRANSFERMARKT. Chinese Super League: jogadores estrangeiros. Vários anos. Disponível em: < https://www.transfermarkt.pt/chinese-super-league/gastarbeiter/wettbewerb/CSL/saison_id/2010>. Acesso em: 22 mar. 2020.

TRANSFERMARKT. Transferências mais valiosas. 2016-2019. Disponível em: < https://www.transfermarkt.pt/transfers/wertvollstetransfers/statistik?land_id=26&ausrichtung=&spielerposition_id=&w_s=&art=&plus=1>. Acesso em: 22 mar. 2020.

VALOR (Ed.). Economia da China cresce 6,8% no 4º trimestre e 6,7% em 2016. Valor Econômico, São Paulo, p.1-1, 20 jan. 2017.

VEJA. China anuncia projeto de pré-escolas especializadas em futebol. 2019. Disponível em: < https://veja.abril.com.br/placar/china-anuncia-projeto-de-pre-escolas-especializadas-em-futebol/>. Acesso em: 26 nov. 2019.

VÉLEZ SARSFILED (Org.). Nueva alianza comercial. 2017. Disponível em: <http://www.velezsarsfield.com.ar/marketing/notas/2017/07/24/221754_nueva-alianza-comercial>. Acesso em: 13 set. 2017.

VIVO se torna a patrocinadora oficial das Copas do Mundo da FIFA (TM) de 2018 e de 2022. Revista Exame, São Paulo, 31 maio 2017. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/releases/vivo-se-torna-a-patrocinadora-oficial-das-copas-do-mundo-da-fifatm-de-2018-e-de-2022/>. Acesso em: 13 set. 2017.

FIRMS debut on China's New Third Board. 2017. Disponível em: <http://www.chinadaily.com.cn/business/2017-06/17/content_29783473.htm>. Acesso em: 13 set. 2017.

Publicado

2020-08-25

Cómo citar

Volk Schatz, P. (2020). ESTRATÉGIAS CHINESAS NO MERCADO DO FUTEBOL MUNDIAL. Formação (Online), 27(51). https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.6608

Número

Sección

Artigos