AS CIDADES PEQUENAS COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR

Auteurs

  • ORLANDO MOREIRA JUNIOR Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.3956

Résumé

A ideia central deste artigo é discutir o tema das cidades pequenas como componente curricular para aprender e ensinar Geografia nas escolas. Tendo por base os princípios presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais procura-se identificar como a temática referente à urbanização e às cidades de modo geral pode ser trabalhada pelos professores, considerando-se as orientações conteúdistas e metodológicas contidas no referido documento. A partir da constatação das proposições de como o assunto é abordado pelo currículo oficial, atrelado ao fato de que a maioria das cidades brasileiras podem ser consideradas pequenas, com população inferior a 50 mil habitantes, defende-se a possibilidade de inserir o tema das cidades pequenas como componente curricular para o ensino de Geografia, para os alunos do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, especialmente para os alunos que vivenciam estas realidades urbanas em sua vida cotidiana. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

ORLANDO MOREIRA JUNIOR, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Geografia pelo IGCE-UNESP

Professor efetivo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Téléchargements

Publiée

2016-07-27

Comment citer

MOREIRA JUNIOR, O. (2016). AS CIDADES PEQUENAS COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR. Formação (Online), 2(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.3956

Numéro

Rubrique

Artigos