DIRETRIZ CURRICULAR ORIENTADORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE GEOGRAFIA DO PARANÁ: PROPOSIÇÕES, LIMITES E DESCONTINUIDADES
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i14.3158Abstract
O artigo analisa a DCE de Geografia do Paraná, desde o processo inicial de elaboração dirigido pelo Estado até sua implantação nas escolas estaduais do município de Francisco Beltrão-PR. Apontam-se os limites e as possibilidades de implementação na prática pedagógica, assim como, o processo de descontinuidades das políticas educacionais. Inicialmente, aborda o papel do Estado a partir de Gramsci buscando entender a lógica do “Estado educador”. Em seguida, apresenta uma reflexão crítica sobre as Diretrizes e ao final, analisa o currículo como prática. Os resultados apontam para uma contradição entre o currículo proposto pela mantenedora desses estabelecimentos de ensino e o currículo posto em prática pelos docentes. Concluímos apontando os possíveis fatores que levaram a incompreensão e consequentemente a não aplicabilidade das Diretrizes por grande parte dos professores.