O DESAFIO DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA DEFICIENTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i2.3864Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar a Educação Inclusiva (EI) com foco no ensino-aprendizagem de Geografia, mais especificamente o componente curricular Orientação e Mobilidade, para Deficientes Visuais (DVs) na Escola de Educação Especial para Deficientes Visuais “Prof. Faradei Boscoli”,localizada no município de Presidente Prudente - SP. Fizemos uma breve discussão teórica sobre o que é o Ensino de Geografia, partindo das leituras feitas por autores da área da Educação e da Geografia. As metodologias que estão sendo utilizadas para esta pesquisa, que está em sua fase inicial, é a leitura e fichamentos de textos de Periódicos, Anais, Livros, Monografias, Dissertações e Teses, relativas ao Ensino de Geografia, a Educação Inclusiva e a Deficiência Visual. E, no momento, estamos coletando dados sobre a EEE para Deficientes Visuais “Prof. Faradei Boscoli”. A mesma é mantida pela Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente, por meio de doações, sócios, contribuintes e serviços voluntários. A pesquisa em andamento será a base para a futura monografia a ser apresentada para conclusão do curso de Bacharelado em Geografia pela FCT-UNESP campus de Presidente Prudente.
Palavras chaves: Geografia. Escola Para Cegos. Educação Inclusiva