O DESAFIO DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Authors

  • Jaqueline Machado Vieira FCT-UNESP

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i2.3864

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar a Educação Inclusiva (EI) com foco no ensino-aprendizagem de Geografia, mais especificamente o componente curricular Orientação e Mobilidade, para Deficientes Visuais (DVs) na Escola de Educação Especial para Deficientes Visuais “Prof. Faradei Boscoli”,localizada no município de Presidente Prudente - SP. Fizemos uma breve discussão teórica sobre o que é o Ensino de Geografia, partindo das leituras feitas por autores da área da Educação e da Geografia. As metodologias que estão sendo utilizadas para esta pesquisa, que está em sua fase inicial, é a leitura e fichamentos de textos de Periódicos, Anais, Livros, Monografias, Dissertações e Teses, relativas ao Ensino de Geografia, a Educação Inclusiva e a Deficiência Visual. E, no momento, estamos coletando dados sobre a EEE para Deficientes Visuais “Prof. Faradei Boscoli”. A mesma é mantida pela Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente, por meio de doações, sócios, contribuintes e serviços voluntários.  A pesquisa em andamento será a base para a futura monografia a ser apresentada para conclusão do curso de Bacharelado em Geografia pela FCT-UNESP campus de Presidente Prudente.

 

Palavras chaves: Geografia. Escola Para Cegos. Educação Inclusiva

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jaqueline Machado Vieira, FCT-UNESP

O presente artigo tem como objetivo analisar a Educação Inclusiva (EI) com foco no ensino-aprendizagem de Geografia, mais especificamente o componente curricular Orientação e Mobilidade, para Deficientes Visuais (DVs) na Escola de Educação Especial para Deficientes Visuais “Prof. Faradei Boscoli”,localizada no município de Presidente Prudente - SP. Fizemos uma breve discussão teórica sobre o que é o Ensino de Geografia, partindo das leituras feitas por autores da área da Educação e da Geografia. As metodologias que estão sendo utilizadas para esta pesquisa, que está em sua fase inicial, é a leitura e fichamentos de textos de Periódicos, Anais, Livros, Monografias, Dissertações e Teses, relativas ao Ensino de Geografia, a Educação Inclusiva e a Deficiência Visual. E, no momento, estamos coletando dados sobre a EEE para Deficientes Visuais “Prof. Faradei Boscoli”. A mesma é mantida pela Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente, por meio de doações, sócios, contribuintes e serviços voluntários.  A pesquisa em andamento será a base para a futura monografia a ser apresentada para conclusão do curso de Bacharelado em Geografia pela FCT-UNESP campus de Presidente Prudente.

 

Palavras chaves: Geografia. Escola Para Cegos. Educação Inclusiva

Published

2015-11-05

How to Cite

VIEIRA, J. M. O DESAFIO DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA DEFICIENTES VISUAIS. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 2, p. 08, 2015. DOI: 10.35416/geoatos.v2i2.3864. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/geografiaematos/article/view/3864. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos