Relato de Experiência no Estágio Supervisionado em Geografia: o croqui cartográfico como recurso metodológico no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.2022.9133Abstract
A educação geográfica e o ensino da Geografia perpassam por transições nas suas abordagens de conteúdos, práticas de ensino e metodologias realizadas em sala de aula. Assim sendo, o foco neste trabalho está na atuação do discente ao ministrar a aula, de modo que aborde e relate a experiência de elaboração de croquis cartográficos enquanto metodologia pedagógica a ser explorada nas aulas de Geografia. Para a realização desta pesquisa consideramos vários procedimentos e etapas, com base no objetivo proposto. As metodologias utilizadas foram a) pesquisa teórica; b) planejamento didático-pedagógico; c) regência e d) elaboração de croquis pelos alunos, durante a experiência no estágio docente supervisionado. A cartografia tornou-se tema relevante entre pesquisadores preocupados em inseri-la no ensino de uma Geografia escolar. A inserção da cartografia, sobretudo o uso de croquis, exerce a criatividade e possibilita ao aluno uma participação mais interativa nos conteúdos do ensino de Geografia.
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